O trecho é a apresentação das testemunhas de um processo crime iniciado em Ribeirão Preto, região cafeeira do interior da Província de São Paulo, em 1887.
2ª Testemunha Informante
Climaco, vinte e nove anos de idade, natural da capitania do Espírito Santo e morador nesta Villa em casa de Doutor Rodrigo Barretto de quem é escravo liberto condicionalmente [...].
3ª Testemunha Informante
Maria, trinta e oito anos, solteira, natural da Província de Minas, moradora nesta Villa em casa do Doutor Rodrigo Barretto de quem é escrava liberta condicionalmente [...]
Observando o local de nascimento das testemunhas e o local onde residiam na época dos testemunhos, é possível afirmar que a migração para Ribeirão Preto ocorreu em decorrência dos efeitos da.
A) Lei Eusébio de Queiroz.
B) Lei do Ventre livre.
C) Lei Áurea.
Respostas
Resposta: C) Lei Áurea
Explicação: A lei Áurea abolia definitivamente a escravidão.
já as outras leis acima como a lei Eusébio de Queiroz proibia a entrada de escravizados no Brasil, mas no texto acima falam que eles já residiam no País.
A Lei do Ventre Livre (1871) assegurava a liberdade aos filhos de escravizados nascidos a partir desse período. Dá para saber que eles não nasceram nesse período a partir de suas idades, é só pegar o ano da questão acima (1887) e diminuir com as idades dos libertos, que chegará ao ano de seus nascimentos o primeiro nasceu em (1858) e a mulher em (1849)
É possível afirmar que a migração para Ribeirão Preto ocorreu em decorrência dos efeitos da Lei Áurea, e por isso a alternativa correta é a letra C.
A Lei Áurea foi uma lei do ano de 1888 que colocava fim na escravidão do Brasil. Isso é, nenhum indivíduo a partir dali poderia ser considerado escravo.
Com a Lei Áurea e a abolição da escravatura, fazendeiros e republicanos ficaram aflitos, pois esse fato dificultaria muito em sua economia e política. Eles teriam que inserir os salários, o que diminuiria seus lucros.
No período em que foi decretada a Lei Áurea, era debatido inclusive uma reforma agrária, que visava a repartição das terras brasileiras entre ex-escravos, mas grande parte do movimento republicano fechou com os latifundiários para que não houvesse alterações na propriedade rural.
Mesmo com a Lei Áurea, os escravos não encontravam muitas possibilidades de se inserirem no novo Brasil. Com isso, muitos escravos continuaram trabalhando para fazendeiros e latifundiários de maneira desigual, e é isso que percebemos nos casos apresentados, onde os indivíduos continuam como escravos mesmo que sejam livres.
Veja mais sobre a Lei Áurea em:
brainly.com.br/tarefa/33697651