• Matéria: Biologia
  • Autor: estudante1010101096
  • Perguntado 3 anos atrás

A preocupação com a procedência e formas de cultivo de alimentos é cada vez mais frequente. Algumas variáveis tornam-se úteis para avaliar a qualidade dos alimentos, tais como análises bromatológicas e toxicológicas. Alguns testes mensuram os resíduos de agrotóxicos que porventura possam estar presentes nos alimentos que são comercializados.

Todos os agrotóxicos produzidos devem ser registrados pela ANVISA para avaliação do risco para a saúde humana decorrente da exposição à substância em análise. Este processo envolve a etapa de avaliação toxicológica para a regularização do produto.

A inclusão do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) tem sido uma grande contribuição para o setor de saúde, pois avalia continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor. Este programa é coordenado pela Anvisa em conjunto com órgãos

estaduais e municipais de vigilância sanitária e laboratórios estaduais de saúde pública. É comparável aos programas existentes em países desenvolvidos e é um exemplo para os países da América Latina.

Entretanto, com o surgimento do Projeto de Lei (PL) 6299/02, que trata do registro, fiscalização e controle dos agrotóxicos no País e que retira da Agência, na prática, a competência de realizar reavaliação toxicológica e ambiental desses produtos, o processo regulatório de agrotóxicos irá retroceder e assim impor um risco para a garantia da segurança alimentar.

O PL terceiriza as responsabilidades:

· pelas doenças e agravos à saúde do trabalhador e do consumidor;

· pelo monitoramento dos resíduos de agrotóxicos e do uso adequado;

· pelo acompanhamento sistemático das populações expostas e das intoxicações;

· pelos planos de emergência nos casos de acidentes de trabalho, transporte e ambientais que possam advir da cadeia produtiva e logística do agrotóxico.

Considerando o texto apresentado e o conhecimento adquirido nas disciplinas desse semestre, avalie as afirmações a seguir.

I. Estudos vêm mostrando o potencial de desenvolvimento de câncer relacionado a diversos agrotóxicos, como, por exemplo, as Leucemias. A análise citogenética pela técnica de hibridação por Fluorescência (FISH) baseia-se em utilizar sondas marcadas com corante fluorescente, que é uma sequência de bases complementar ao alvo, que é o DNA com genes específicos. Esta técnica permite detectar uma translocação em qualquer região de qualquer cromossomo, podendo ser no braço curto, no braço longo ou no centrômero.

II. A avaliação toxicológica para fins de segurança de uso de um agrotóxico é um ato de alta especificidade e complexidade técnica. Uma variedade de inseticidas no

mercado age inibindo a atividade da enzima acetilcolinesterase. Um dos exames para realizar o monitoramento e a identificação de contaminações de trabalhadores expostos a produtos químicos é a realização de exames de colinesterase. Durante a exposição, as colinesterases são inibidas quantitativa e proporcionalmente à intensidade da exposição.

III. O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos – PARA tem o objetivo de avaliar, continuamente, os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor. Diferentes parâmetros são estabelecidos: a Dose de Referência Aguda (DRfA), a Ingestão Diária Aceitável (IDA) e o Limite Máximo de Resíduos (LMR). Se um resíduo de agrotóxico é encontrado em um alimento em concentração igual ou inferior ao LMR, existe uma irregularidade. Entretanto, não necessariamente o consumidor estará em risco.

É CORRETO o que se afirma em:


1. I, II e III
2. I apenas
3. I e II apenas
4. II e III apenas
5. II e III apenas​

Respostas

respondido por: larisouza0321
17

Resposta:

3. I e II apenas.

Explicação:

respondido por: anapaulacostacurta08
3

Resposta:

3. I e II apenas

Explicação:

confirmado pelo Ava.

Perguntas similares