Respostas
Para que se possa estabelecer a estrutura e a configuração das oses ou monossacarídeos, consideram-se esses compostos como derivados do aldeído glicérico.
As oses ou monossacarídeos são compostos que pertencem à classe dos glicídios, também chamados de carboidratos. Essa classe é caracterizada por conter funções mistas em sua estrutura, sendo que vários compostos são do grupo dos álcoois e um grupo é uma cetona ou um aldeído.
O que difere as oses dos demais glicídios é o fato de elas não hidrolisarem.
Como elas possuem vários carbonos assimétricos, as oses possuem vários isômeros ópticos. Lembre-se que isomeria é um fenômeno que ocorre quando dois ou mais compostos diferentes apresentam a mesma fórmula molecular, porém diferentes fórmulas estruturais.
Por exemplo, a glicose e a frutose são oses que possuem a mesma fórmula molecular: C6H12O6. A diferença entre esses dois grupos é que os grupos funcionais dessas duas substâncias são diferentes. Conforme é possível visualizar abaixo, a glicose é do grupo dos aldeídos, portanto ela é considerada uma aldose; já a frutose é do grupo das cetonas, sendo designada como uma cetose.