As tecnologias de informação e comunicação (TICs) exercem influência na nossa sociedade desde seu surgimento. Nos últimos tempos, com o uso das TICs e da Internet, as mudanças chegam a interferir no nosso comportamento. Na primeira infância não é diferente, pois as crianças atualmente já nascem em um ambiente permeado de tecnologias. Esta nova geração, os chamados nativos digitais, tem uma facilidade maior do que seus pais para manusear os equipamentos eletrônicos.
Essa geração utiliza recursos tecnológicos e digitais com muita familiaridade. Enquanto seus pais encontram dificuldades para manusear um smartphone, os filhos jogam no celular ao mesmo tempo que conversam com os colegas nos grupos de Whats app.
Diante desse contexto, você assume uma turma de Educação Infantil com crianças de 2 e 3 anos em uma escola privada. A coordenação pedagógica da escola solicita que você elabore atividades com sua turma fazendo uso de TICs e abordando os conteúdos de Ciências para essa faixa etária.
Descreva como você desenvolveria o trabalho com os alunos.
Respostas
Resposta:
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Explicação:
Em uma turma de Educação Infantil com crianças de 2 e 3 anos, as atividades propostas aos alunos devem ter como objetivo promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança, respeitando sua maturidade emocional. Nesse sentido, um exemplo de atividade é estimular o conhecimento sobre o corpo humano e sobre o seu próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo.
Para realizar a atividade é necessário dividi-la em etapas, uma vez que as crianças nessa faixa etária não conseguem se concentrar em atividades longas.
1 - Na primeira etapa, os alunos iriam assistir a dois vídeos para aprenderem a identificar as partes do corpo.
2 - Como o segundo vídeo se trataria de uma música, a proposta seria ensaiar com a turma para que cantassem e gesticulassem em momentos específicos e durante a realização de outras atividades.
3 - Após os ensaios e com a música já assimilada pela turma, seria a vez de cada criança criar seu personagem com as partes do corpo humano, utilizando argila.
4 - Por último, as crianças realizariam uma atividade no laboratório de informática utilizando um portal educativo com atividades que exploram o corpo humano ou com aplicativos para dispositivos móveis. Nos aplicativos, a criança poderia montar o corpo humano (do mascote do app) arrastando as partes.
As sugestões de vídeos e aplicativos estão disponíveis no Saiba +.