Respostas
Resposta: Existem diversos riscos da musculação na adolescência, principalmente quando ela é feita de forma exagerada ou descontrolada, sem um plano de treino adequado para alguém que está em fase de crescimento.
Explicação:
Risco de lesões : Se o treino não for supervisionado, o risco de lesões aumenta, já que o adolescente pode acabar querendo usar aparelhos para os quais não está preparado ou, ainda, levantar pesos da maneira errada. Isso pões em risco a coluna, as articulações e os músculos.
Altura :Quando a musculação é feita de forma inadequada ou exagerada, pode haver um estresse ao esqueleto, fazendo com que o adolescente tenha o seu crescimento afetado.
Já foi cientificamente provado que a prática exagerada de exercícios físicos na juventude impede a pessoa de crescer muito.
Substâncias ilegais :Outro risco da musculação praticada por adolescentes é o uso de substâncias ilegais para ganhar músculos e potencializar os efeitos da musculação sobre a estética do corpo.
Os adolescentes podem ser facilmente influenciados por esse tipo de prática, principalmente aqueles que se deixam influenciar pela vontade cega de querer ter um corpo mais forte ou magro.
Obsessão : Isso nos leva a outro risco: o surgimento de uma obsessão. Mais uma vez, jovens são mais facilmente influenciados, e podem acabar criando uma obsessão com a academia e com a forma do próprio corpo.
Isso pode iniciar distúrbios e acabar levando às lesões e comprometimento do desenvolvimento e crescimento do corpo.