Respostas
Resposta:
A coleção traz aberturas de capítulos com textos de gêneros variados e seus aspectos linguísticos e semióticos preservados tal qual foram publicados originalmente, o que proporciona ao aluno uma leitura mais autêntica e que considera o contexto de circulação de notícias, reportagens, vlogs, infográficos, etc. Além disso, a coleção traz uma cuidadosa coletânea de textos literários, que reúne autores canônicos da literatura nacional e mundial, como Mario Quintana, Drummond, Rubem Braga, Antonio Prata, Shakespeare, Asimov, Edgar Allan Poe, entre outros.
A seção especial Investigar trabalha as habilidades de pesquisa conforme orientado pela BNCC e ensina ao aluno estratégias para checar dados, levantar e comparar documentos, apurar informações, etc.
A seção Uma coisa puxa outra promove relações intertextuais e a ampliação do repertório cultural e artístico do aluno com a apresentação de textos extras de outros gêneros e linguagens.
A coleção traz também reflexões sobre a cultura digital e suas diversas linguagens, mídias e ferramentas, contextualizando o estudo com as práticas do cotidiano do estudante e promovendo o uso da tecnologia de maneira ética e respeitosa.
O Manual do Professor, além de apresentar as respostas das atividades do Livro do Aluno e diversas orientações didáticas, mostra no boxe De olho na Base como as competências de Língua Portuguesa e as habilidades são trabalhadas em cada seção. Para facilitar sua identificação em relação à progressão das habilidades ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental, a cada capítulo há ainda um texto em azul que mostra a relação entre os conteúdos da coleção.
Explicação: