Em 1830, foram os tipografos, cujos empregos dependiam da sobrevivência dos jornais de Paris, que deram o exemplo: ficaram tão alarmados com as antiliberais Ordenanças de Saint Cloud de Carlos X quanto os jornalistas e politicos burgueses. Por isso, foram os primeiros a sair às ruas, liderando os outros trabalhadores de Paris. Seus motivos eram duplos: proteger seus empregos e liberdades e expressar seu ressentimento patriotico, juntamente com seus aliados burgueses, contra as ações despóticas do rei.
RUDE. G A Revolução de 1830 I MARQUES A (org) et al Historia Contemporânea através de textos São Paulo: Contexto, 2005 (adaptado)
De acordo com o texto, o movimento contra monarquia tinha como principal instrumental
a) o apoio da nobreza.
b) o sufrágio universal.
c) as manifestações populares.
d) a aprovação da Santa Aliança.
arthureugenio27:
letra c
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
letra C
Explicação:
respondido por:
4
O movimento da Revolução de 1830 tinha como principal instrumento as manifestações populares (letra C).
Após o fim da Era Napoleônica, a França retornou ao governo absolutista, com o retorno da dinastia Bourbon. Uma constituição limitava o poder do rei, onde existia uma câmara legislativa, que deveria ser seguida pelo rei.
O rei Carlos X tomou diversas medidas que restauravam o absolutismo do Antigo Regime, como censura nos meios de comunicação e maior participação da Igreja. Isso causou revoltas populares, que culminaram nas "jornadas gloriosas", onde o rei abdicou do cargo e buscou exílio na Inglaterra.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/35019349
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás