• Matéria: Contabilidade
  • Autor: Tauaniyyy
  • Perguntado 3 anos atrás

Você iniciou suas atividades na empresa Ataliba e Silva Ltda., uma grande rede de supermercados atuante há 20 anos. A organização antecede as alterações da contabilidade no Brasil, passando pelas mudanças que entraram em vigor com a Lei nº 11.638/2007.

Em função da área de atuação, trata-se de uma empresa com estoque elevado de produtos, mas a organização está usando mais de um tipo de sistema para mensuração dos estoques, gerando, por consequência, diferentes resultados.

Se a empresa faz uso de diferentes tipos de sistemas para cálculo no estoque, como você deve proceder? Justifique.

Respostas

respondido por: JulioHenriqueLC
3

O controle de estoque de uma empresa pode ser realizado conforme três métodos, o Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair(PEPS), o Último a Entrar, Primeiro a Sair(UEPS) e a Média Ponderada(Custo médio ponderado).

Os métodos PESP e Custo médio ponderado são aceitos pelo fisco, já o método UEPS não é aceito.

Nesse sentido, é importante que a empresa opte por um dos métodos de controle de estoque aceitos pelo fisco, preferencialmente o custo médio ponderado, de modo que essa atitude vai gerar uma padronização dentro da contabilização referente ao estoque.

Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!

respondido por: rodrigomedeirostyle8
1

Resposta:

Padrão de resposta esperado

A empresa deve ter apenas um sistema que realize o controle de estoques, seguindo um procedimento, pois, do contrário, nunca saberá exatamente o que há em estoque, visto que as informações podem se perder com dois sistemas, ou seja, a informação pode não ser tão confiável.

No sistema devem ser introduzidos todos os produtos que a empresa dispõe armazenados, especificados por tipos e quantidades. A organização deve estabelecer um procedimento que seja seguido pelo colaborador que trabalhar no controle do estoque.

Procedimentos:

- Realizar um levantamento dos produtos do estoque.

- Realizar um levantamento da quantidade de cada produto.

- Verificar o valor unitário dos produtos e o valor total.

- Lançar as entradas e saídas de produtos.

Todos esses dados devem ser inseridos no sistema, assim como todas as entradas e saídas devem ser controladas. O sistema vai calcular automaticamente as quantias disponíveis, conforme os dados forem inseridos e, dessa forma, será possível identificar as quantidades disponíveis.

A mensuração entende que os estoques precisam ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido – dos dois, o menor.

O valor compreendido pelo valor de custo se refere aos custos de aquisição e de transformação para que o produto esteja pronto para estoques.

O órgão que orienta e trata de forma contábil os estoques nas empresas é o Comitê de Pronunciamento Contábil mediante pronunciamento técnico CPC 16, que conduz a empresa em relação ao valor do custo que deve ser reconhecido como ativo e registrado até que as receitas sejam reconhecidas pela organização.

De acordo com a regulamentação internacional de contabilidade, o uso de diferentes tipos de sistemas para mensuração de estoques gera resultados divergentes. É fundamental que a empresa use um único método, permitindo ao usuário a comparação, tornando as demonstrações contábeis mais confiantes aos usuários.

Explicação:

Perguntas similares