IDENTIFIQUE É CLASSIFIQUE O PREDICADO.
11- Bateram a porta
12- Estava irritado com as brincadeiras.
13- Compareceram todos atrasados a reunião
14- Come-se com fortura em sua casa. 15-foi muito difícil a ultima questão.
16- Cresceram aquelas árvores.
17-o ônibus saiu atrasado.
18-Anoiteceu.
19- Chegaron os filhos da vezinha 20-cre-se em Deus
21- todos ficaram quietos.
22-magda abriu o pacote, surpresa.
23- o filme é impróprio a menores de 18 anos.
24- a taxa de mortalidade infantil está elevada.
25- a chuva caiu fina.
26- choveu garrafa vazia lá de cima.
27- trovejou muito.
28- ele criou um bom enredo para a história.
29- jovem optam por uma vida mais saudável.
30- o eclipse total do sol começou às oito horas.
Respostas
Resposta:11-verbo
12-predicado nominal
13-verbo nominal
14-verbo
15-nominal
16-verbo
17-verbo
18-verbo nominal
19-verbo
20-verbo
21-verbo nominal
22-verbo
23-verbo nominal
24-verbo nominal
25-verbo nominal
26-verbo nominal
27-verbo nominal
28-verbo
29-nominal
30-verbo
Explicação:Predicado verbal
Dessa forma, temos que no predicado verbal o núcleo é um verbo significativo, isto é, um verbo que seleciona entre uma e quatro outras posições sintáticas na mesma oração a serem ocupadas por complementos seus para que a oração tenha sentido completo.
Como, por exemplo, “transferir” na oração “Maria transferiu o dinheiro da conta dela para a minha”, é um verbo significativo que prevê quatro posições sintáticas na sua predicação básica, o que significa dizer que esse é um verbo que necessita da presença de mais outros quatro elementos que completem o seu sentido na frase. Ao passo que em “morrer” em “A flor morreu” é um verbo significativo que prevê apenas uma posição sintática, a de sujeito, para completar seu significado.
Predicado nominal
Já o predicado nominal é aquele que tem como núcleo um nome capaz de predicar, de prever outras posições sintáticas na mesma oração para completar o seu significado. Há verbo nesse tipo de oração, mas não são verbos significativos, são verbos de ligação que apenas cumprem o papel de ligar o predicador ao seu referente, ou o predicativo ao seu sujeito. É nominal qualquer predicado em qualquer oração com verbo de ligação, como no exemplo “A prova estava difícil”, em que o nome adjetivo “difícil” é o predicador da oração, é ele o elemento que prevê uma posição sintática a ser ocupada um ente que receberá essa característica, precisa existir algo para ser chamado de difícil; essa posição é a de sujeito, ocupada no exemplo pelo elemento “A prova”. O verbo nessa frase apenas liga sujeito e seu predicativo.
Predicado verbo-nominal
O predicado verbo-nominal é aquele que conta, em seu núcleo, com um verbo significativo e, ao mesmo tempo, com um predicador nominal. A predicação, nesses casos, não vem só de um elemento, mas de ambos, os dois elementos preveem posição sintática na mesma oração para terem seu significado completo. É o caso de “A chuva caía fina” ou “O povo votou consciente”, em que o verbo prevê uma posição de sujeito e um nome adjetivo também a prevê e essa posição é ocupada pelo mesmo elemento em função sintática de sujeito; na primeira frase “A chuva” é sujeito de “caía” e é também sujeito que recebe característica descrita pelo predicador nominal “fina”. Na segunda frase, “O povo” é sujeito de “votou” e é também o elemento que recebe característica descrita pelo predicador nominal “consciente”.