A respeito da definição de sistemas tampão e sua aplicação no organismo, qual alternativa abaixo está correta? Assinale
(88 Pontos)
São misturas com propósito de evitar que o pH do meio sofra grandes variações. São formada por um ácido ou base fraco e um sal desse ácido ou base correspondente. O sangue é um sistema tampão fisiológico
São misturas de componentes ácidos que visam alterar com maior facilidade o pH do meio facilitando reações químicas nas células. O HCl é um tampão presente no estômago
São substâncias alcalinas que servem para estabilizar as células evitando sua degradação. A uréia é um tampão importante presente no túbulo renal.
São substâncias neutras que visam neutralizar ácidos e bases lançados no meio. A amônia é um tampão presente no sangue
Respostas
respondido por:
0
O sistema tampão é compreendido como um conjunto de ácidos ou bases fracos com seus ácidos ou bases correspondentes que são capazes de se alterar pouco mediante as diversas reações químicas que ocorrem (Alternativa A).
O sangue representa um dos principais sistemas tampões que conhecemos, de forma fisiológica. Apresenta a capacidade de não alterar substancialmente as propriedades físico-químicas, como concentração, pH, por conta de substâncias de tamponamento, como ácidos fracos (H2CO3).
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás