Leia e analise o relato de caso a seguir: Joaquim tem 8 anos e está matriculado no 3º ano do Ensino Fundamental. Desde o início do ano letivo, durante as aulas, o menino tem apresentado dificuldades em aprender matemática com as explicações teóricas da professora. Ela utiliza somente métodos de ensino que requerem certo nível de abstração. Após ser orientada pela supervisora, a professora passou a utilizar materiais concretos como tampas de garrafa, figuras e palitos como suporte pedagógico. A partir dessa mudança metodológica, o aluno teve grande avanço na aquisição do conteúdo. Conforme o relato apresentado, analise as alternativas a seguir e assinale a que justifica a melhora de Joaquim, considerando a teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo:
Respostas
Resposta:
Alternativa 4:
Joaquim apresentou progresso na aquisição do conteúdo porque à medida que a professora deixou de explicá-lo teoricamente e passou a utilizar recursos concretos, desenvolveu em Joaquim a habilidade de resolver as situações-problema de forma lógica, dedutiva e abstrata. Esta habilidade, conforme a teoria piagetiana, é a principal característica do período de desenvolvimento cognitivo em que Joaquim se encontra.
Resposta:
Alternativa 3
Explicação:
Joaquim melhorou no processo de aquisição de conteúdo, pois pela sua idade sugere-se que ele se encontra no período operatório concreto que demanda um suporte concreto para auxiliar no processo de organização das ideias. O ensino demasiadamente abstrato torna-se incompreensível para o aluno, pois requer capacidades cognitivas ainda não desenvolvidas nessa faixa etária.