Respostas
Resposta: geralmente, começa por uma alteração fisiológica com estimulação de receptors eferentes pulmonares e extrapulmonares que transmitem informação para o córtex cerebral, onde é percebida como desconfortável ou desagradável.
Explicação: A dispneia é um termo que designa, em outras palavras, “desconforto respiratório” e consiste em um sintoma comum e que afeta milhões de pacientes, o que por si só já justifica o fato de empregarmos esse termo “milhões de vezes” ao longo do exercício da nossa profissão. No entanto, é preciso que tenhamos em mente que o desconforto respiratório não é patognomônico de nenhuma condição.
Muito pelo contrário, quando falamos em dispneia, estamos mencionando uma manifestação que pode ser decorrente de diversos distúrbios distintos e não apenas uma manifestação primária de doença pulmonar. Isso mesmo, a dispneia pode, por exemplo, apresentar-se em decorrência de isquemia ou de disfunção miocárdica, bem como de outras condições, como anemia, distúrbios neuromusculares, obesidade ou falta de condicionamento físico.
E aí, conseguiu entender tudo? Espero que tenham gostado!