Após a constatação de que a cana-de-açúcar havia se adaptado bem ao solo e ao clima do nordeste, iniciou-se o plantio em larga escala para a produção do açúcar, pois este produto era de grande aceitação e tinha um bom valor comercial no mercado europeu do século XVI. A cana era colhida e moída. O suco extrato era fervido até se obter o melaço, que posteriormente era cristalizado, deixado para secar e, por fim, ensacado para a venda. O processo atual ainda é parecido com século XVI, com diferença nas diversas etapas de purificação pelas quais o açúcar atualmente passa. No Brasil, o álcool, combustível alternativo à gasolina proveniente de uma fonte renovável, é obtido a partir da cana-de-açúcar, que também é matéria-prima para a fabricação da cachaça e do álcool doméstico. Sobre a cana-de-açúcar está correto afirmar que: *
A) produz-se o etanol a partir da fermentação de seus açúcares e que esse álcool, em relação à gasolina, possui como uma das vantagens o fato de ser um combustível renovável.
B) Produz-se o etanol a partir da fermentação de seus amidos e que esse álcool é considerado um solvente universal, pois, assim como a água, ele forma pontes de hidrogênio.
C) Dela é produzido o açúcar, que serve como uma reserva de energia para qualquer ser vivo.
D) Seu bagaço pode ser reaproveitado nas usinas produtoras de álcool como matéria-prima para a fabricação do açúcar.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
A
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás