C.A.S., sexo masculino, 14 anos, vem apresentando há cerca de 3 meses um quadro de poliúria, polidipsia e perda de peso. A mãe, A.A., agendou uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Formosa para ele devido às manifestações clínicas que estão lhe acometendo. A Dra. Juliana, médica de família e comunidade que atende na UBS, realizou a consulta há cerca de um mês e havia solicitado alguns exames para averiguar o que estava ocorrendo com o jovem. O paciente e sua mãe retornaram à UBS após 3 semanas da primeira consulta para levar os resultados dos exames e o paciente obteve o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1. A cerca da patologia explanada no caso, analise as assertivas abaixo.
a) A maioria dos pacientes com DM tipo 1 apresenta sobrepeso ou obesidade, e cetoacidose raramente se desenvolve de modo espontâneo, ocorrendo quando associada a outras condições, como infecções.
b) A apresentação do DM tipo 1 é em geral abrupta, acometendo principalmente crianças e adolescentes sem excesso de peso.
c) O valor de glicose plasmática considerado normal em jejum é de < 100 mg/dl; na tolerância a glicose diminuída em jejum, é de ≥ 85mg/dl a < 130mg/dl; e no Diabetes mellitus em jejum, ≥ 100mg/dl.
d) O Diabetes mellitus tipo II sempre é caracterizado pelos sintomas clássicos de hiperglicemia: poliúria, polidipsia, polifagia e emagrecimento.
Respostas
Resposta:
cadê as alternativas? a continuidade da pergunta?
Explicação:
A alternativa correta é a alternativa B, pois a Diabetes Mellitus Tipo 1 DM tipo 1 geralmente acontece abruptamente em crianças e adolescentes que não apresentam excesso de peso bem como ela pode levar o indivíduo à hiperglicemia grave.
O que é Diabetes Mellitus Tipo 1?
A DM tipo 1 é uma doença autoimune que acontece devido a destruição das células beta do pâncreas, células estas responsáveis pela produção do hormônio insulína, que por sua vez age como um facilitador para que a glicose possa entrar nas células. Contudo, quando um indivíduo possui DM tipo 1 a deficiência na produção da insulina leva ao acúmulo de glicose no sangue podendo levar o indivíduo à hiperglicemia.
Dentre os sintomas da DM tipo 1 destacam-se:
- Xerostomia (boca seca);
- Polidipsia (sede excessiva);
- Polifagia (fome excessiva);
- Poliúria (micção frequente);
- Fadiga;
- Visão embaçada;
- Sono constante.
Dentre as complicações na DM tipo 1 destacam-se:
- Falência renal;
- Feridas não perceptíveis que podem evoluir para gangrena ocasionando uma amputação (como por exemplo o pé diabético);
- Neuropatia diabética (doença que afeta nervos das mãos e dos pés que pode causar desde dores à falta de força no membro);
- Aumento do risco de AVC e infartos;
- Retinopatia diabética (lesão da retina ocasionada pela diabetes).
Como é o tratamento para DM tipo 1?
O tratamento é medicamentoso realizando o uso de insulina bem como ajustes na dieta e realização de exercícios físicos para ajudar a controlar a doença.
Para saber mais sobre diabetes acesse https://brainly.com.br/tarefa/20622701
#SPJ2