1 – Sobre a história da industrialização brasileira, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas sentenças a seguir. a) ( ) Sem dúvida, o café foi fundamental no processo de industrialização no Brasil. Esse cultivo dinamizou a economia, baseada em exportações, e auxiliou na concentração de mão de obra e de mercado consumidor, sobretudo no estado de São Paulo. b) ( ) As primeiras indústrias atuantes no Brasil eram as que utilizavam tecnologias avançadas e onde se produziam produtos bastante complexos. c) ( ) É sobretudo a partir de 1930 que a industrialização brasileira se torna mais complexa em relação à produção e se expande, ganhando força na economia e gerando empregos. Me ajudem
Respostas
Sobre a história da industrialização brasileira, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas sentenças a seguir.
( ) Sem dúvida, o café foi fundamental no processo de industrialização no Brasil. Esse cultivo dinamizou a economia, baseada em exportações, e auxiliou na concentração de mão de obra e de mercado consumidor, sobretudo no estado de São Paulo.
( ) As primeiras indústrias atuantes no Brasil eram as que utilizavam tecnologias avançadas e onde se produziam produtos bastante complexos.
( ) É sobretudo a partir de 1930 que a industrialização brasileira se torna mais complexa em relação à produção e se expande, ganhando força na economia e gerando empregos
3,0/5
41
sauloclemnt
Ambicioso
241 respostas
27.6 mil pessoas receberam ajuda
Analisando a linha do tempo da Industrialização Brasileira, pode-se afirmar que as afirmativas I e III são VERDADEIRAS e que a afirmativa II é FALSA. Ou seja: a resposta é V - F - V.
Na década de 1880, as fábricas brasileiras não tinham uma estrutura considerada significativa. A partir das décadas de 10 e 20, do século seguinte, as atividades industriais em São Paulo e no Rio de Janeiro eram bastante expressivas. .
As primeiras indústrias não eram de produtos de tecnologia avançada (Logo, a afirmativa II é FALSA), porém estavam associadas ao cultivo/exportação do café. e a indústria brasileira ganhou força a partir da década de 30. Foi somente durante a Era Vargas que o Brasil passaria a ter uma política econômica onde a indústria seria, de fato, desenvolvida (Logo, a afirmativa III é VERDADEIRA).
Quando houve um declínio do café, cuja produção era a principal atividade econômica, passamos a importar diversos tipos de máquinas fabris, pois os produtores de café também começaram a investir em fábricas.
Pode-se afirmar, portanto, que o café colaborou para o avanço do processo de industrialização brasileira, que se iniciou com atividades ligadas à extração mineral, calçados, tecidos e alimentos (Logo, a afirmativa I é VERDADEIRA).