Os dois tipos de entrevista são peculiares a avaliação psicológica na área clínica: a entrevista de anamnese e aquela denominada devolutiva que caracterizam no momento inicial e no momento final, do processo de avaliação
Verdadeiro ou Falso
Respostas
Resposta:
A afirmação é verdadeira.
Explicação:
Em um processo de avaliação psicológica, o primeiro passo é sempre conhecer o cliente/paciente. Para isso, fazemos uso do processo das entrevistas iniciais. Dentre essas entrevistas, está o processo de anamnese que, literalmente, siginifica "lembrança" e tem como objetivo trazer à tona questões importantes para o processo avaliativo, como histórico de saúde, demanda de avaliação, situação sociodemográfica, histórico familiar, desenvolvimento, entre outros.
Ao final de todo processo avaliativo é gerado um relatório com as informações coletadas por meio de entrevistas, aplicação de instrumentos, escalas e afins. É extremamente importante ter a certeza que o cliente entenderá os resultados de sua avaliação. Para isso, é marcada uma devolutiva, que objetiva caminhar com o paciente sobre os resultados obtidos pelo processo avaliativo, elucidando termos técnicos e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir. É sempre importante que a devolutiva é um direito do cliente e a não realização dela incorre em uma conduta antiética.