• Matéria: Direito
  • Autor: drecagil
  • Perguntado 3 anos atrás

A intuição é apresentada pelos defensores do intuicionismo ético como uma forma mais elevada de raciocínio, indicando que os seres humanos têm insights morais profundos que têm valores em si mesmos. Em seu livro Direito e Razão, Austin Fagothey (2000) enumera algumas razões gerais que apoiam o intuicionismo moral, entre elas: "(1) qualquer pessoa bem-intencionada parece ter um sentimento imediato de certo e errado; (2) os seres humanos tinham ideias e convicções morais muito antes que os filósofos criassem a ética como um estudo formal; (3) nosso raciocínio sobre questões morais geralmente é usado para confirmar nossas percepções mais diretas ou "intuições"; e (4) nosso raciocínio pode dar errado em relação a questões morais, assim como outras questões, e então devemos retornar aos nossos insights morais e intuições" (FAGOTEY, 2000, p. 114-115). No entanto, o intuicionismo não está imune às críticas. No que concerne as críticas ao intuicionismo, analise as sentenças a seguir:
I- A intuição tem relação com "palpites"; "clarividência"; "inspirações irracionais". Carecem de respeitabilidade filosófica e científica.
II- Há prova suficientes de que temos um conjunto de regras morais inatas com as quais podemos comparar nossos atos para ver se eles são ou não morais.
III- A intuição não é imune à crítica objetiva porque se aplica à todos os seus possuidores e porque as intuições não diferem de uma pessoa para a outra.
IV- Os seres humanos que não possuem intuições morais não teriam ética alguma ou teriam que estabelecer sua ética em outras.

Assinale a alternativa CORRETA:

Respostas

respondido por: daianny25
2

Resposta:

As sentenças I e IV estão corretas

Gabarito da prova

Explicação:

Perguntas similares