De onde surge essa discussão e qual é a importância da garantia da tolerância para o projeto iluminista?
Respostas
Resposta:
A discussão da sobre a tolerância está diretamente ligada ao nascimento do Estado Liberal e aos acontecimentos ligados a ele no século XVIII. John Locke foi um importante divulgador da necessidade da tolerância em um Estado liberal e democrático (ver sua "Carta Sobre a Tolerância"), a fim de que a sociedade pudesse se desenvolver livremente e a igualdade de todos, independente de religião, crença, etnia, fosse garantida.
A importância dessa discussão está nos desdobramentos, por exemplo da Reforma Protestante e formação de um Estado laico, em que a separação entre Igreja e Estado era garantida. Com o fim do monopólio religioso da Igreja Católica e a proliferação de denominações, então chamadas seitas, protestantes nos territórios dos Estados nacionais, era preciso garantir que não houvesse preferências entre esses grupos a fim de que se alcançasse um pleno desenvolvimento social e econômico ao garantir a todos direitos e condições iguais para se envolver em atividades econômicas, principalmente.
Dessa maneira, a questão da tolerâcia está intimamente ligada ao ideal de igualdade perante o Estado proposto pelos renascentistas liberais, como Locke.