• Matéria: Filosofia
  • Autor: natashamanriquebb
  • Perguntado 3 anos atrás

Ainda hoje, no Brasil, são frequentes notícias sobre trabalho análogo à escravidão. Apesar de proibida por lei, e eticamente inaceitável no país, essa prática continua. Considerando aspectos antropológicos sobre o trabalho e sua relação com as condições do capitalismo contemporâneo infere-se que: I- Esse tipo de trabalho é incompatível com a dignidade humana, pois, dentre outros aspectos, há restrição da liberdade do indivíduo e condições degradantes para a sobrevivência SENDO ASSIM II- Nesse tipo de trabalho, não somente acontece a exploração do trabalhador, mas também violação grave aos direitos humanos. Assinale a alternativa correta: a. Apenas I é correta. b. I e II são corretas, mas II não é conclusão possível de I. c. I e II são incorretas. d. I e II são corretas e II é conclusão possível de I. e. Apenas II é correta.

Respostas

respondido por: nrgfrosa
0

Resposta:

Explicação:


jcossta91: ????
respondido por: AnthonioJorge
1

O trabalho escravo é uma restrição à liberdade do indivíduo e fere a dignidade da pessoa humana e os direitos humanos positivados. Logo a alternativa D está correta: as duas alternativas estão corretas e a segunda é possível conclusão da primeira.

A proibição legal e moral deste tipo de trabalho é a chave para compreender que trabalhos análogos à escravidão devem ser combatidos por ambos os prismas: o jurídico e o ético.

Os direitos humanos, assim, buscam proteger qualquer humano de condições degradantes de trabalho e vida que firam a dignidade intrínseca de sua pessoa.

Da mesma forma, eticamente configura-se um absurdo, por mais comum que seja, a exploração de um trabalhador a ponto de reviver a escravidão em tempos onde há leis que protegem o homem no exercício de seu trabalho.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/24751725

Anexos:
Perguntas similares