Sua empresa de consultoria foi contratada para prestar assessoria a uma empresa de médio porte que está passando por problemas financeiros. A empresa não está conseguindo identificar o problema e apresenta dificuldades para reagir e reverter a atual situação.
Você, como consultor especialista na área administrativa/financeira, de que forma resolveria esse problema?
Respostas
Resposta:
No caso analisará o fluxo financeiro da empresa com foco de identificar deficiências que impossibilitam o cliente em questão de ter um lucro maior. Também auxiliaria é na melhora de gestão com relação a gastos, montando um mecanismo para que todas as transações sejam devidamente contabilizadas.
Explicação:
Resposta:
Realizar um levantamento completo da situação econômica da empresa e seu sistema de gestão. Fazer uma observação e o acompanhamento dos processos administrativos para detecção de fragilidades e pontos que podem ser melhorados.
- Desenvolver um plano de gestão financeira, buscando informações quanto ao balanço patrimonial da empresa. Através da análise minuciosa do ativo, passivo e patrimônio líquido, aplicar a ferramenta de medição de desempenho Balanced Scorecard, pela perspectiva financeira, procurando identificar a rentabilidade e os riscos da empresa-cliente.
- Analisar o balanço patrimonial da empresa e aplicar o Balanced Scorecard; analisar a demonstração do resultado do exercício (DRE) para verificar as operações e os lançamentos da empresa.
- Verificar os índices financeiros da empresa aplicando o seguinte caminho:
1) Verificação do índice de liquidez – para medir a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações a curto prazo, aplicando a fórmula do índice de liquidez corrente (ativo circulante/passivo circulante) e do índice de liquidez seca (ativo circulante–estoques/passivo circulante). Com essas duas fórmulas, seria possível obter as informações sobre a capacidade da empresa de saldar suas obrigações a curto prazo.
2) Aplicar a fórmula para verificar os índices de atividade a fim de medir a velocidade quanto à transformação das contas em vendas ou caixa. Estes quatro passos devem ser seguidos:
1º Giro de estoques – para medir a liquidez do estoque através da fórmula (custo dos produtos vendidos/estoque).
2º Prazo médio de recebimento – para verificar o tempo de recebimento das vendas através da fórmula (contas a receber/vendas diárias/360).
3º Prazo médio de pagamento – a fim de verificar o prazo de pagamento aos fornecedores com a fórmula (contas a pagar/compras diárias médias/360).
4º Giro do ativo total – eficiência do ativo para fornecer renda para a empresa, mediante a fórmula (vendas/ativo total). Outro índice fundamental para analisar a situação da empresa é o índice de endividamento, através da fórmula (passivo exigível total/ativo total).
- Para finalizar, verificar o índice de rentabilidade, a fim de verificar a diferença entre o preço de venda em relação aos custos da empresa, com a fórmula (lucro bruto/receita de vendas).
- Implementar o plano de gestão, viabilizando as mudanças necessárias, capacitando os gestores e colaboradores das áreas envolvidas. Após, avaliar os resultados, elaborar os indicadores de avaliação para posterior apresentação.
- Prestar a devida assistência e o monitoramento dos resultados, para que a empresa se mantenha dentro do planejamento estabelecido.
Explicação: