O povoado de Cabeço, localizado em ilha na foz do Rio São Francisco, na divisa entre Alagoas e Sergipe, experimentou os efeitos mais devastadores da erosão marinha. Em poucos anos, o mar invadiu casas e construções da comunidade pesqueira, que tinha 400 moradores. O processo é atribuído às represas construídas no Rio São Francisco, como a Usina Hidrelétrica do Xingó. (…) Alguns moradores, como Everaldo Barreto, reconstruíram casas mais para o interior da ilha onde ficava o povoado do Cabeço. “Às vezes eu vou para lá. Gosto daquela praia”, lembra o vereador aposentado do município de Brejo Grande, onde ficava a comunidade.
ABDALA, V. Erosão força a evacuação de povoado em ilha na foz do rio São Francisco.
Disponível em: . Acesso em 24 set. 2021 (adaptado).
As alterações na paisagem apresentadas pelo texto são uma consequência da:
A) degradação mecânica do talude continental.
B) elevação da porção continental por epirogênese.
C) intensificação do aprofundamento de vales fluviais.
D) redução da deposição de sedimentos nas áreas de foz.
E) verificação de metamorfismo em depósitos sedimentares.
#simuladoENEM2021
Respostas
A letra correta é a letra D, o avanço da erosão marinha sobre a costa está associada à redução da sedimentação das áreas de foz em decorrência da redução da vazão do rio São Francisco pela construção de barragens, como mencionado pelo texto.
Em relação às outras alternativas:
A) INCORRETA. O talude continental constitui uma inclinação acentuada que marca o final da plataforma continental no relevo do assoalho marinho. Por sua vez, o processo mencionado pelo texto ocorre em uma localização diferente, na linha de costa e, portanto, na porção superficial.
B) INCORRETA. A epirogênese compreende o conjunto de movimentos verticais de placas tectônicas. No entanto, o texto menciona que as consequências descritas são efeitos de processos exógenos, o que se soma ao grau de estabilidade da porção litorânea em análise.
C) INCORRETA. Apesar de resultante de processos erosivos, o aprofundamento de vales fluviais não é recorrente em áreas costeiras, uma vez que apresentam topografia suave, o que reduz a capacidade erosiva (intensidade) do fluxo.
E) INCORRETA. O metamorfismo, enquanto alteração da estrutura mineralógica decorrente do aumento da pressão e da temperatura do ambiente, é recorrente em áreas de atividade tectônica, o que não compreende a área mencionada no texto.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/39433879
https://brainly.com.br/tarefa/37241468
A erosão marinha são alterações na paisagem, geradas pela redução da deposição de sedimentos nas áreas de foz, por tanto, é correta a alternativa D.
A erosão marinha é o desgaste contínuo da superfície terrestre causado pelas correntes oceânicas, ondas e correntes oceânicas que atingem continuamente a costa ou pela ação humana.
Neste caso, temos que essa erosão marinha é causada pela construção de grandes represas que captam os sedimentos, que de outra forma chegariam ao litoral, retirando o principal material constitutivo das praias.
Assim, ante a falta de sedimentos o mar passa a ocupar esses espácios alterando a paisagem e invadindo as construções das comunidades próximas, como aconteceu no povoado de Cabeço.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/28004485