• Matéria: Biologia
  • Autor: sacoutomonteiro
  • Perguntado 3 anos atrás

A referida imagem contextualiza duas doenças bem conhecidas no Brasil – a leptospirose, causada por uma bactéria e a dengue, causada por um vírus. Explique a relação entre o ambiente pontuado por cada um dos personagens e a disseminação de tais doenças nesses locais.​

Anexos:

Respostas

respondido por: lonyprak
3

Resposta:

Explicação:

A leptospirose é uma doença que tem como vetor principalmente os ratos, por isso essa doença está representada na imagem por um rato, o contágio dessa doença ocorre por meio do contato do indivíduo com a urina desses animais. Também na imagem é dito que as favelas são áreas de risco para leptospirose, isso ocorre porque nas favelas não há saneamento básico e um tratamento de esgoto efetivo para a população, o que gera um ambiente propenso a proliferação de ratos e consequentemente uma maior disseminação da doença.

Já no caso da dengue o principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, por isso a doença está representada por um mosquito, o contágio dessa doença se dá pela picada do mosquito. Foi dito na imagem que o mosquito atacaria mansões com piscina, isso ocorre pois o mosquito utiliza a água parada para se reproduzir, então as piscinas seriam uma boa escolha para que eles possam se reproduzir e transmitir a dengue para os moradores.

Perguntas similares