Pesquisadores brasileiros que estudam a nascente de águas cristalinas de baía bonita, na região de bonito, ms, registraram uma curiosa teia alimentar que envolve plantas terrestres, macacos, peixes, insetos, serpentes, homem e fungos. Esses pesquisadores verificaram que peixes conhecidos por piraputangas (brycon microlepis) concentram-se em regiões dessa nascente onde grupos de macacos-prego (cebus apella) se alimentam de frutos das árvores existentes ao redor da água. Foi possível comprovar que, ao se alimentarem, esses macacos deixam cair na água galhos quebrados e frutos, atraindo rapidamente as piraputangas, que se alimentam desses frutos. Sabino, j. ; sazima, i. Ichthyology explor, freshwater, v. 10, n. 4, 1999; candisani, l. National geographic brasil, out. 2001 (adaptado). Os macacos-prego comportam-se, na teia alimentar, como a) produtores. B) decompositores. C) consumidores terciários. D) consumidores primários. E) consumidores secundários.
Respostas
respondido por:
6
O texto revela o comportamento de uma teia alimentar na natureza, evidenciando o macaco-prego, representado como um consumidor primário, uma vez que se alimenta dos frutos das árvores que estão ao redor da água (Alternativa D).
A teia alimentar existe na natureza, como uma forma de transmitir a energia de forma unidirecional, assim como revela a dependência dos animais entre si. Na situação descrita, o macaco-prego se alimenta diretamente do produtor (árvore), sendo portanto, um consumidor primário.
respondido por:
1
Resposta:
d) consumidores primários.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás