• Matéria: Pedagogia
  • Autor: meirinhaarapua13
  • Perguntado 3 anos atrás

Observe os cartões abaixo. A professora Márcia chamou o aluno Danilo e pediu que ele colocasse cada cartão escrito sobre o desenho correto de seus nomes, Danilo colocou o cartão escrito BOI abaixo do desenho da formiga e colocou o cartão escrito FORMIGA abaixo do desenho do boi. Diante da ação de Danilo, analise as alternativas e assinale a correta. Fonte: o autor. Alternativas Alternativa 1: Danilo fez isso porque supõe que a escrita representa o tamanho do objeto e não os seus nomes. Para ele, o que é grande deve ter nome grande e o que é pequeno deve ter nome pequeno, isso é característica de quem está no nível intermediário I. Alternativa 2: Danilo fez isso porque ainda não está alfabético, supõe que o que é grande tem nome grande e o que é pequeno tem nome pequeno, isso é característica de quem se encontra no nível silábico-alfabético, nesse nível a criança apresenta o realismo nominal. Alternativa 3: Danilo fez isso porque acredita que a escrita representa o tamanho do objeto, assim, "coisas" grandes devem ter nomes grandes e "coisas" pequenas devem ter nomes pequenos, característica de quem ainda apresenta o realismo nominal. Nessa fase não estabelece relação grafema/fonema. Alternativa 4: Danilo fez isso porque está na fase dos jogos simbólicos, nessa fase a criança já está alfabetizada, mas pode apresentar o realismo nominal, em que, para ela, objetos grandes têm nomes grandes e objetos pequenos têm nomes pequenos. Alternativa 5: Danilo fez isso porque está na fase das garatujas, nesta fase não estabelece relação grafema/fonema. Sua escrita só tem sentido para ele mesmo. Característica de quem está no nível silábico e apresenta o realismo nominal.

Respostas

respondido por: nararubya34
0

Resposta: Alternativa 3: Danilo fez isso porque acredita que a escrita representa o tamanho do objeto, assim, "coisas" grandes devem ter nomes grandes e "coisas" pequenas devem ter nomes pequenos, característica de quem ainda apresenta o realismo nominal. Nessa fase não estabelece relação grafema/fonema.

Explicação  Nesta fase a criança tende a usar muitas letras para o que é grande e poucas para o que é pequeno, pois as criança não entendi que escrevemos a "coisas" mas o nome da coisa. Isto é  o que Piaget chamou de REALISMO NOMINAL em que a criança não entendi que a escrita representa sons da fala, considerando a psicogênese da escrita de Emília Ferreira a criança a criança estaria no NÍVEL PRÉ- SILÁBICO

Perguntas similares