Respostas
Resposta:
O determinismo é uma corrente teórica que afirma que há um conjunto de condições que determinam as ações dos sujeitos no mundo, especulando, portanto, a existência de uma grande coesão universal que interliga todos os indivíduos como partes de um só contexto. O pensamento determinista esteve presente em diversas áreas do saber, inclusive naquelas consideradas não científicas.
Explicação:
O determinismo parte da ideia de que há uma determinação da ação e da vida dos indivíduos pelo meio, pelos fatores genéticos, pelo contexto religioso ou por algum aspecto. A determinação, nesse sentido, é constante no mundo, o que faz necessário crer que há uma interligação de vários elementos que se relacionam no Universo.
Saindo da ciência e da filosofia, se pensarmos na composição astrológica do horóscopo, há uma ideia central de que a posição dos astros no momento do nascimento de uma pessoa determinará traços de sua personalidade. Na concepção judaico-cristã de vida, todas as pessoas têm um destino escrito por Deus e são por ele determinadas. Os gregos antigos acreditavam num tipo de determinismo que ficou conhecido como fatalismo e foi bem exposto nas tragédias gregas.
A mitologia grega afirmava a existência de três figuras divinas, as três moiras, que, acompanhadas de outras divindades, determinavam o destino dos humanos. As moiras eram fiandeiras, sendo que uma delas fiava o fio da vida (representando o nascimento), a outra tecia o fio (representando a vida em si) e a última cortava esse fio (representando a morte). A tragédia Édipo rei, escrita pelo tragediógrafo grego Sófocles, faz uma excelente alusão ao fatalismo grego.
Édipo rei conta a história de Édipo, nascido na família composta por Laio, rei da cidade de Tebas, e sua esposa, Jocasta. Ao consultar o oráculo sobre o destino de seu filho, Laio descobre que Édipo iria matar-lhe e casar-se com Jocasta. Aterrorizado, Laio ordena a um serviçal que abandonasse o bebê entre Tebas e Corinto com os pés amarrados em uma árvore para que ele morresse.
No entanto, um pastor encontra Édipo, e o rei de Corinto, Pólibo, adota-o e cria-o como se fosse seu filho legítimo. Ao tornar-se adulto, Édipo consulta o oráculo, que o esclarece sobre sua sentença amaldiçoada pelos deuses: que ele iria matar seu pai e casar-se com sua mãe. Atormentado, Édipo foge de Corinto para que seu destino não se cumprisse.
Bons estudos ^^