Organização do sistema nervoso
Nós já estudamos que nosso sistema locomotor é formado pelo conjunto de ossos e articulações, os quais estão ligados aos músculos. Também já foi mencionado que o sistema locomotor é coordenado pelo sistema nervoso.
Para que todas as partes do nosso organismo funcionem em conjunto, de forma integrada e adequada, é necessária a atuação de sistemas de coordenação. Essa coordenação é feita pelo sistema nervoso, que será estudado neste e no próximo Módulo, e pelo sistema endócrino, que será estudado em anos posteriores.
Na situação representada na imagem de abertura deste Módulo, as pessoas obtêm algumas informações por meio da visão (olhos) e da audição (orelhas), alguns de nossos sentidos. Os órgãos dos sentidos captam estímulos do ambiente e levam as informações até o sistema nervoso. Este é responsável por interpretá-las e comandar uma resposta, como atravessar a rua ou aguardar o momento mais oportuno para fazê-lo. O envio das informações, a interpretação delas e a formulação de uma resposta acontecem numa velocidade impressionante. Resumidamente, é assim que o sistema nervoso funciona.
Mas não são apenas nas situações de tomada de decisão que o sistema nervoso age: ele coordena todas as atividades do nosso organismo o tempo todo, como o batimento do coração, a respiração, a digestão, entre muitas outras.
Mesmo quando estamos dormindo, o sistema nervoso coordena o funcionamento de todo o nosso corpo.
Anatomicamente, o sistema nervoso humano apresenta a mesma organização básica dos demais animais vertebrados, considerando a localização de seus órgãos. Por esse critério, o sistema nervoso é dividido em:
• Sistema nervoso central (SNC): composto pelo encéfalo e pela medula espinal (ou espinhal). O encéfalo pode ser dividido em: cérebro, hipotálamo, cerebelo e tronco encefálico e fica protegido pelos ossos do crânio. A medula espinal fica localizada em um canal formado no interior das vértebras.
• Sistema nervoso periférico (SNP): composto pelos nervos e pelos gânglios nervosos.
O SNC coordena todas as informações recebidas e enviadas pelo corpo. Os estímulos do ambiente, captados pelos órgãos dos sentidos por meio do SNP, além das informações do próprio corpo percebidas pelos órgãos sensoriais internos, são enviados ao SNC, o qual se encarrega de processar as informações e elaborar respostas apropriadas ao estímulo recebido.
O SNP é constituído pelos nervos que partem do encéfalo (12 pares) e pelos nervos que partem da medula espinal (31 pares). Os nervos são fibras nervosas que conduzem as informações ao longo do corpo.
Representação esquemática da organização do sistema nervoso humano. Note os componentes do sistema nervoso central (SNC) e do sistema nervoso periférico (SNP).
sistema endócrino: sistema formado por glândulas que produzem certas substâncias, os hormônios, que coordenam e controlam diversas ações do corpo.
Com base no item Organização do sistema nervoso humano, que você acabou de ler, complete o mapa conceitual a seguir.
Preencha os espaços com os elementos de ligação e os conceitos que estão faltando. Abaixo, há uma lista com os elementos que você pode escolher para completar o mapa conceitual, mas nem todos precisam ser usados.
são ajudadas por Células Encéfalo Estímulos é formado por
Medula espinal Nervos produzem Respostas SNP
Respostas
Resposta:
A medula espinal, que se aloja no interior da coluna, é um cordão cilíndrico que possui como função transmitir mensagens vindas do encéfalo para outras partes do corpo e levar os estímulos recebidos até o encéfalo. É da medula que partem os nervos conhecidos como espinhais.
Tanto o encéfalo quanto a medula espinal são envolvidos por três membranas chamadas de meninges. Elas são chamadas, da mais externa para a mais interna, de dura-máter, aracnoide e pia-máter. O papel principal dessas membranas é fornecer proteção ao SNC.
- Sistema Nervoso Periférico
O SNP é formado por 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos espinhais. Os nervos cranianos estão ligados ao encéfalo, enquanto os espinhais estão ligados à medula espinal. De acordo com o local da coluna em que o nervo espinhal emerge, ele recebe uma denominação. Existem oito pares de nervos cervicais, doze torácicos, cinco lombares, cinco sacrais e um coccígeo. Os gânglios, que também compõem o SNP, são dilatações onde estão localizados os corpos celulares.
O SNP pode ser dividido em voluntário e autônomo. O SNP voluntário é aquele responsável por inervar músculos estriados esqueléticos que não possuem ação involuntária. Já o SNP autônomo inerva o músculo liso e o estriado cardíaco, que possuem ação involuntária.
O SNP autônomo pode ainda ser dividido em simpático e parassimpático. Enquanto o simpático está relacionado, de uma maneira geral, com o estímulo do metabolismo, o parassimpático relaciona-se com uma redução. Um exemplo são os batimentos cardíacos, que são acelerados pelo sistema simpático e desacelerados pelo parassimpático. Observa-se, portanto, que eles possuem ações antagônicas.
Explicação:
BONS ESTUDOS