Sabe-se que o reparo tecidual pode ser afetado por uma variedade de fatores e, assim, ter sua qualidade reduzida. Sobre os fatores que influenciam o reparo tecidual, está correto afirmar que: (Ref.: 202006591993) A presença de corpos estranhos não representa um fator complicador para o processo de reparo completo. O diabetes melito é uma das causas locais mais importantes de anormalidades no processo de reparo tecidual. Somente a presença direta de microrganismos promove a inflamação e, consequentemente, o atraso no reparo tecidual. A nicotina presente no cigarro provoca vasoconstrição e o monóxido de carbono tem efeitos anti-inflamatórios, interferindo no processo de reparo. A deficiência de proteínas, de vitamina C ou de zinco retarda a cicatrização, pois interfere diretamente no processo de angiogênese.
Respostas
respondido por:
22
Resposta:
Explicação:
A nicotina presente no cigarro provoca vasoconstrição e o monóxido de carbono tem efeitos anti inflamatórios, interferindo no processo de reparo.
respondido por:
15
Sobre o reparo tecidual, pode-se afirmar que a nicotina provoca vasoconstrição e o monóxido de carbono tem efeitos anti-inflamatórios, interferindo no processo de reparo.
Cada alternativa explicada e corrigida está abaixo:
- A presença de corpos estranhos é um fator complicador do reparo tecidual, pois são recrutadas células inflamatórias para tentar destruir o corpo estranho invasor.
- O diabetes mellitus é uma das causas sistêmicas que mais dificultam o reparo tecidual.
- A presença indireta de microrganismos também promove a inflamação e leva ao atraso no reparo dos tecidos lesados.
- A nicotina, componente que causa vício, encontrada no cigarro, provoca vasoconstrição e o monóxido de carbono tem comprovados efeitos anti-inflamatórios, portanto, o ato de fumar atrapalha o reparo tecidual.
- A deficiência de proteínas, de vitamina C ou de zinco interfere no processo de produção de colágeno.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/49125838
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás