Referente à questão do trabalho, no modo de produção capitalista, leia as alternativas com atenção e assinale a opção correta:
I - O trabalho apresenta-se em forma de mercadoria.
II – O trabalho, na forma de mercadoria, apresenta-se como integrador, porque afeta positivamente a autoestima do trabalhador.
III - O trabalhador apresenta-se subordinado diante das características do trabalho e do emprego, pela imposição da organização interna do processo de trabalho, e, especialmente, pela força do exército industrial de reserva.
Escolha uma opção:
a.
Somente as alternativas I e III estão corretas.
b.
Todas as alternativas estão corretas.
c.
Todas as alternativas estão incorretas.
d.
Somente as alternativas I e II estão corretas.
e.
Somente as alternativas II e III estão corretas.
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
Porque tras as respostas do livro homem e cultura está um pouco mais concreto
Explicação:A análise da evolução da organização do processo de trabalho dissociada do paralelismo com a evolução do capitalismo torna-se sem sustentação, à medida que deixa de considerar aspectos fundamentais que vão influenciar diretamente na forma, conteúdo e direção que o processo assume ao longo do tempo. Tais aspectos, ao serem trazidos à tona, poderão melhor explicar os avanços (e recuos) que a organização da classe dos trabalhadores percorre desde a sua constituição, isto é, a partir da separação dos produtores de seus meios de produção; movimentos esses intimamente ligados às variáveis que determinam o próprio desenvolvimento do sistema capitalista de produção.
Destaque será dado neste artigo ao traçado do paralelismo entre os dois movimentos (o do capitalismo e o da organização do processo de trabalho), a fim de que possa servir de referência, tanto para os leitores que priorizam o enfoque das teorias da administração - e que normalmente não se atêm ao aspecto econômico ao tratar do assunto -, quanto aos que privilegiam o enfoque econômico e que, em geral, não realçam os aspectos referentes ao nível das unidades empresariais.
Não se tem pretensão, neste sentido, de esgotar a questão, mas procura-se evidenciar que a análise, ao ser realizada de forma a associar os dois campos de estudos, torna-se mais fecunda e clara.