A homeostasia do corpo humano, essencial à sobrevivência e manutenção da saúde, é assegurada pelo recurso a mecanismos fisiológicos que nos permitem manter variáveis orgânicas dentro de determinados valores. Um desses mecanismos é a regulação da temperatura corporal. A febre é um sinal clínico que consiste na elevação da temperatura corporal acima dos valores normais, por aumento do ponto de ajuste térmico hipotalâmico, numa tentativa de preservar a integridade do organismo face a uma aparente ameaça. Surge através da produção de substâncias pirogénicas por células do sistema imunitário, como as citocinas inflamatórias, ou pela ação de pirogénios exógenos, como componentes estruturais de bactérias ou fármacos. Com base no reparo teccidual, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. As causas de febre são amplas e variadas, como por exemplo infeções, neoplasias, hemorragias, doenças metabólicas agudas, traumatismos, distúrbios autoimunes, fármacos, drogas, obstrução vascular, distúrbios endócrinos e stress psicológico. PORQUE II. A febre pode apresentar características distintas em diferentes doenças, contextos epidemiológicos, etiológicos e de indivíduo para indivíduo, correlacionando-se com vários parâmetros clínicos e apresentando um valor diagnóstico e prognóstico. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Respostas
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
corrigida pelo AVA
A febre deve ser compreendida como uma reação orgânica em função de algum organismo patogênico que tenha sido reconhecido, podendo ser a partir de estresse, infecções, apresentando diferentes variáveis (As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.).
Febres são reações fundamentais para a segurança do corpo contra possíveis patógenos. São advindas de diversos processos, como hemorragias, neoplasias, distúrbios autoimunes, dentre outros.
No entanto, o aumento da temperatura do corpo, caracterizada pela febre, representa uma resposta mais rápida, a fim de controlar uma possível infecção, para que haja uma resposta mais específica posterior.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/661239