1. Por que até 1938 os cientistas acreditavam que os celacantos estivessem extintos? Explique.
2. Como os fósseis auxiliam nos estudos científicos?
3. Os celacantos atuais são diferentes de seus antepassados, estudados por meio de exemplares fossilizados. Qual a principal diferença entre eles descoberta pelos pesquisadores?
Respostas
Resposta:
1 - O celacanto era há muito considerado um "fóssil vivo" porque os cientistas pensavam que era o único membro remanescente de um táxon conhecido apenas por fósseis, sem relações estreitas vivas, e que evoluiu para aproximadamente sua forma atual há aproximadamente 400 milhões de anos.
2 - Os fósseis exercem um importante papel para a ciência, sendo o material de estudo da Paleontologia. Além de serem o principal indício da evolução biológica, com os fósseis podemos compreender como era o planeta há milhares de anos, o que possibilita reconstruções ambientais e o reconhecimento de espécies atualmente extintas.
3 - Os pulmões, no passado tinham os pulmões desenvolvidos, o que garantia sua sobrevivência em águas pouco oxigenadas. Na atualidade, os pulmões são órgãos vestigiais, têm tamanho reduzido e não desempenham função respiratória.
1 - Até o ano de 1938, o celacanto estava considerado extinto, ou seja, não existia mais nenhum individuo da sua espécie no planeta, porém no ano citado, o animal foi flagrado em uma rede de pesca na África, comprovando que o mesmo ainda não estava extinto.
2 - Os fósseis nos auxiliam a compreender o passado, ou seja, podemos identificar a evolução das espécies animais, algo que pode nos mostrar como esses animais viviam milhares de anos atrás e isto pode nos comprovar diversas teorias que existem sobre o surgimento e desenvolvimento do nosso planeta.
3 - Através da evolução das espécies, os animais estão em constante evolução, logo, os celacantos atuais se diferenciam de seus antepassados fossilizados através de seus pulmões, que antes eram bem mais desenvolvidos que atualmente.
Quais os problemas derivados da extinção das espécies?
O meio ambiente precisa viver em equilíbrio, isto é comprovado através da cadeia alimentar, caso exista um animal que seja extinto, faltará alimento para os que estão nas camadas mais superiores, assim como não existirá mais predadores para os inferiores, causando um grande desiquilíbrio ambiental.
Para entender mais sobre extinção das espécies: brainly.com.br/tarefa/24776222
#SPJ2