Quando alguém visita uma cidade pela primeira vez e se hospeda num hotel,depois das formalidades que o hóspede tem de atender, recebe dofuncionário da recepção um mapa da cidade. Dessa forma o visitanterapidamente toma conhecimento das ruas, avenidas e praças próximas eafastadas do hotel, habilitando-se com mais eficiência e rapidez a desfrutardos pontos mais atrativos que a cidade lhe oferecerá. A leitura de uma gramática para quem quer conhecer uma língua será tãoproveitosa quanto foi para o nosso visitante a leitura do mapa da cidade. Istoporque a gramática procura mostrar como os elementos que compõem umalíngua se estruturam e se organizam para a elaboração de textos, pelos quaisas pessoas se comunicam umas com as outras. Está claro que o visitante da cidade, no nosso primeiro exemplo,desprezando a consulta ao mapa, poderá chegar a conhecer a cidade; mas,se assim proceder, levará mais tempo, e, nas suas andanças, sentirá maisdificuldade de orientação, podendo perder-se muitas vezes, ao quererretornar ao hotel. Assim também, a pessoa que desejar aprender ou se mostrar mais eficienteno manejo da língua poderá dispensar a leitura reflexiva da gramática, e aaprender somente ouvindo e repetindo como falam as pessoas instruídas, oulendo artigos e livros bem escritos. Mas este caminho lhe exigirá, comcerteza, mais tempo e esforço. (BECHARA, Evanildo. Gramática fácil. Rio de Janeiro:Nova Fronteira, 2014, p. 14)No texto, as ligações adequadas entre as partes que o constituem sãofundamentais para garantir a ele coerência. Tais ligações podem dar-se pormeio de processos de referência a termos já mencionados no texto ou quenele ainda vão aparecer, retomando-se ou antecipando-se as ideias. Notrecho "Mas este caminho lhe exigirá, com certeza, mais tempo e esforço. ",explique a coesão exercida pelo termo em destaque, apontando seureferente:Sua Resposta:Digite sua resposta aquiResponder.
Respostas
respondido por:
1
Em relação à coesão, pode-se afirmar o seguinte:
> o pronome "este" foi usado para se referir à ação de aprender ou se mostrar mais eficiente no manejo da língua dispensando a leitura reflexiva da gramática, somente ouvindo e repetindo como falam as pessoas instruídas, ou lendo artigos e livros bem escritos.
Explicação:
Quando são utilizados pronomes para retomar ou antecipar termos já citados no texto, tem-se a chamada coesão referencial ou coesão por referenciação.
Há três tipos de coesão referencial:
- por anáfora - quando há retomada de termos e ideias;
- por catáfora - quando há antecipação de termos e ideias;
- por elipse - quando há omissão de termos.
No caso desse texto, há coesão referencial por anáfora, pois o pronome "este" foi usado para retomar uma ideia já citada no texto.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás