Leia o trecho a seguir:
“Os agonistas muscarínicos, tomados como um grupo, são frequentemente denominados parassimpatomiméticos, porque os principais efeitos que produzem no animal inteiro se assemelham aos resultantes da estimulação parassimpática.”
Fonte: RANG, H.P. et al. Rang & Dale Farmacologia. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os efeitos dos agonistas muscarínicos, analise as afirmativas a seguir:
I. Esses fármacos diminuem a frequência e débito cardíaco e promovem uma queda acentuada da pressão arterial.
II. Os agonistas muscarínicos promovem o relaxamento do músculo liso do intestino, dos brônquios e da bexiga.
III. Os agonistas muscarínicos promovem a estimulação de glândulas exócrinas.
IV. Esses fármacos levam à constrição da pupila e contração do músculo ciliar, resultando em aumento da pressão intraocular.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e IV.
I e III.
I e IV.
II e III.
I e II.
Pergunta 5
0.1 pontos
Leia o trecho a seguir:
“Os antagonistas seletivos dos receptores nicotínicos são utilizados primariamente para produzir bloqueio neuromuscular não-despolarizante (competitivo) durante procedimentos cirúrgicos. Os agentes bloqueadores não-despolarizantes da JNM atuam ao antagonizar diretamente os receptores nicotínicos de ACh, impedindo, assim, a ligação da ACh endógena e a despolarização subsequente das células musculares.”
Fonte: GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. [s.l.] 2.ed. São Paulo: Guanabara, 2009.
Considerando o conteúdo estudado sobre os bloqueadores neuromusculares, analise as afirmativas a seguir.
I. Os bloqueadores neuromusculares podem ser classificados em despolarizantes e não despolarizantes.
II. O suxametônio é um exemplo de agente despolarizante, sendo o único representante desta classe em uso clínico.
III. Os primeiros efeitos dos agentes não despolarizantes ocorrem sobre os músculos envolvidos na respiração e depois nos músculos da face.
IV. A recuperação do paciente após a retirada do suxametônio é mais lenta quando comparada aos fármacos não despolarizantes.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e III.
I e IV.
I e III.
II e IV.
I e II.
Respostas
Resposta:
QUESTAO 4: RESPOSTA é I e III
Explicação:
QUESTIONÁRIO DE FARMACOLOGIA
Os agonistas muscarínicos apresentam efeito agonista no sistema cardiovascular, levando a redução da frequência cardíaca, do débito e da força de contração, apresentando como consequência a redução da pressão arterial. Além disso, ativa as glândulas exócrinas. Assim, a opção correta são as afirmativas I e III.
Sobre os bloqueadores neuromusculares são classificados em agonistas que são os que apresentam ação de bloqueio neuromuscular despolarizantes e os antagonistas que apresentam ação neuromuscular não despolarizantes. Os agentes não despolarizantes apresentam efeito sobre os músculos envolvidos no sistema respiratório e nos da face. A resposta correta é I e III.
Mas quais são os efeitos antagonistas dos muscarínicos e quais os agentes despolarizantes utilizados na clínica??
O efeito antagonista é amplo, sendo eles:
- No sistema ocular: ação de contração da íris e dos músculos ciliares.
- No sistema circulatório: ação vasoconstrição nos vasos do coração e da corrente sanguínea, levando ao aumento da pressão arterial.
- No sistema gastrointestinal e urinário: promove a contração do músculo liso do intestino, aumento da motilidade gástrica e contração da bexiga.
- O suxametônio e o atracurônio são dois agentes despolarizantes que auxiliam no bloqueio neuromuscular.
- Os dois são fármacos despolarizantes, que atuam na inibição da acetilcolinesterase, sendo o seu efeito revertido com o aumento da acetilcolinesterase circulante no corpo, visto que a ligação ao receptor é a mesma, ocorrendo de forma competitiva.
Para saber sobre os receptores muscarínicos acesse: brainly.com.br/tarefa/54028210 e para saber mais sobre bloqueadores neuromusculares: https://brainly.com.br/tarefa/37746593
#SPJ2