O botulismo é uma doença do tipo DTA (Transmissível por água e alimentos), e o agente acusador é o microrganismo Clostridium botulinum. As sentenças abaixo estão relacionadas com a patogenicidade do microrganismo.
I - O microrganismo pode secretar a toxina no hospedeiro ou no alimento, de modo que sua patogenicidade pode ser uma toxinfecção ou toxinose.
II - O botulismo infantil está muito associado ao consumo de mel por crianças já que este consiste em um alimento com alto teor de oxigênio, e o microrganismos em questão é classificado como aeróbio.
III - A neurotoxina secretada possui tropismo pelo sistema nervoso central, atuando na comunicação de neurotransmissores.
IV - A maior causa de morte se dá pela interrupção das funções motoras, levando o hospedeiro a uma falência muscular que culmina na parada respiratória.
Assinale a alternativa que apresenta as opções corretas:
II e III
I e II
I e III
I e IV
I, III e IV
Respostas
Resposta:
1 2 4
Explicação:
sim
O botulismo é uma doença bacteriana não transmissível grave causada pelos efeitos virulentos do Clostridium botulinum encontrado no solo, fezes humanas, animais e alimentos. As afirmativas I, III e IV.
Intoxicação através do C. botulinum
A toxina botulínica tem como alvo o sistema nervoso e interfere nas sinapses (comunicação) entre as células nervosas. Assim, os sintomas do botulismo são paralisia, devido à dificuldade em fornecer estimulação nervosa. O C. botulinum é uma bactéria anaeróbia, porém alguns alimentos podem conter partes sem oxigênio onde a bactéria pode se proliferar.
O botulismo pode afetar crianças com menos de um ano de idade que ingeriram esporos botulínicos. Na ausência de flora intestinal saudável, os esporos ingeridos podem germinar e formar toxinas no intestino de uma criança. O principal vetor de transmissão é o mel, que pode ser contaminado com o crescimento do botulismo na poeira ou com larvas mortas na colmeia.
Saiba mais sobre o botulismo em: https://brainly.com.br/tarefa/2421782