• Matéria: História
  • Autor: jamaicaaraujo5
  • Perguntado 3 anos atrás

Escreva um pequeno texto destacando as principais características da Divisão Sociocultural dos Indígenas, Seringueiros e Quilombolas.
Me ajudem por favor!!​

Respostas

respondido por: kelvin8619774
1

Resposta:

 Os povos quilombolas não se agrupam em uma região específica ou vieram de um lugar específico. A origem em comum dos remanescentes de quilombos é a ancestralidade africana de negros escravizados que fugiram da crueldade da escravidão e refugiaram-se nas matas. Com o passar do tempo, vários desses fugitivos aglomeravam-se em determinados locais, formando tribos. Mais adiante, brancos, índios e mestiços também passaram a habitar os quilombos, somando, porém, menor número da população.            

Há uma proximidade cultural geral entre populações quilombolas e populações indígenas. Os dois grupos vivem de maneira simples e integrados à natureza, tirando a maior parte de seu sustento da terra. No entanto, com o avanço da urbanização, do agronegócio e do extrativismo não sustentável, o modo de vida dessas comunidades e a sua preservação correm perigo.

Assim como muitos indígenas não vivem isolados das cidades e das comunidades rurais, muitos quilombolas também não vivem assim. É necessário respeito e maiores ações de preservação dessas comunidades para que o seu patrimônio cultural não se perca.

Os seringueiros são trabalhadores que vivem da extração de látex das seringueiras, árvores com ocorrência principalmente na floresta amazônica. Possuem um modo de vida integrado à natureza, dependendo dela não apenas para exercício de sua atividade produtiva, mas para sua subsistência como um todo. A seringueira é uma alternativa de produção e renda para o produtor rural. É um trabalho esplendoroso, pois envolve pessoas do campo que sabem lidar com os segredos da natureza. O artesão da borracha, além de trabalhar por amor, tira dali o sustento da família”, explica.


jamaicaaraujo5: Muito Obrigada!
kelvin8619774: Dinada
Perguntas similares