Respostas
Resposta:
Povo de tradição guerreira, os Munduruku dominavam culturalmente a região do Vale do Tapajós, que nos primeiros tempos de contato e durante o século XIX era conhecida como Mundurukânia. Hoje, suas guerras contemporâneas estão voltadas para garantir a integridade de seu território, ameaçado pelas pressões das atividades ilegais dos garimpos de ouro, pelos projetos hidrelétricos e a construção de uma grande hidrovia no Tapajós.
Leia a Carta dos Munduruku ao Governo onde explicitam seu histórico, conhecimentos e lugares ancestrais que consideram ameaçados pela barragem de São Luiz do Tapajós
Nome e língua
Aldeia Munduruku no rio Canumã. Foto: Ezequias Heringer Filho, 1982.
Aldeia Munduruku no rio Canumã. Foto: Ezequias Heringer Filho, 1982.
Esse povo indígena é pertencente à família lingüística Munduruku, do tronco Tupi. Sua autodenominação é Wuy jugu e, segundo os saberes difundidos oralmente entre alguns anciãos, a designação Munduruku, como são conhecidos desde fins do século XVIII, era o modo como estes eram denominados pelos Parintintins, povo rival que estava localizado na região entre a margem direita do rio Tapajós e o rio Madeira. Esta denominação teria como significado “formigas vermelhas”, em alusão aos guerreiros Munduruku que atacavam em massa os territórios rivais.
Explicação: