Você realizou a produção de uma reportagem, gostou de realizar essa escrita? Fale-me sobre o seu entendimento acerca desse gênero textual.
Filtros do instagram elevam procura por procedimentos estéticos
Por Karine Alencar - 22 de janeiro de 2021
Nariz afinado, rosto harmonizado, lábios pigmentados e nenhuma olheira. Esses são os desejos de milhares de jovens que têm enxergado através das selfies com filtros do Instagram, a necessidade de mudança, a construção da aparência perfeita.
Efeitos de cirurgias e procedimentos que antes estavam além da realidade, agora estão à um click de distância em todo e qualquer smatphone, o que tem estimulado jovens de 14 a 24 anos a buscarem por um rosto mais parecido com o dos famosos e influenciadores digitais. Ao abrir a câmera do celular, é possível ‘se transformar’ e ficar parecida com atrizes e famosas como: Giovanna Antoneli, Marina Ruy Barbosa, Romana Novais, Mayra Cardi, entre outros.
De acordo com o estudo realizado em 2017 pela a Academia de Cirurgiões Plásticos, 55% das pessoas que fizeram procedimentos estéticos naquele ano tinham como referência os recursos do Instagram. No Brasil, 20% dos jovens entre 15 a 25 anos realizaram bichectomia para afinar as bochechas nas selfies. Em 2019 o Instagram até chegou a remover filtros que simulavam cirurgias plásticas ou procedimentos estéticos. Mesmo assim, hoje ainda existem diversas possibilidades de filtros nos stories da rede (...)
Distorções Cognitivas
A psicóloga Talwany Nobre explica como esse fator tem afetado a autoestima das mulheres, e afirma que embora o Instagram tenha ditado os padrões de beleza, ele não é a causa principal de toda a questão e sim um amplificador. “Ao longo da nossa vida desenvolvemos crenças sobre quem eu sou, como o outro é e como as coisas são. A medida que essas crenças são mais negativas eu vou fortalecendo elas com as coisas negativas que eu vejo. O Instagram fortalece esses pontos de rejeições, quando eu coloco o filtro eu vejo o meu rosto ser alterado, e cada vez que eu troco eu percebo que vários traços vão mudando e isso pode ser um estímulo para eu reparar e pensar que eu sou defeituosa. A partir de todo esse contexto eu começo a ter a impressão de que aquilo que eu estou vendo está mais certo do que aquilo que eu tenho, do que aquilo que eu sou”.
Para a profissional, a comparação do que o usuário se depara na dela e a fisionomia dos famosos gera uma grande confusão mental. “O gatilho é: os famosos são assim, as pessoas que tem muitos seguidores são assim. É como se eles mostrassem mais o padrão que eu deveria ter e não tenho, já que essas ferramentas tendem a mostrar um padrão, com bocas maiores, nariz mais fino e por aí vai. Querer mudar algo no rosto é algo normal, mas as pessoas precisam saber por qual motivo elas estão fazendo isso. Se elas estão buscando aprovação, mais likes, mais seguidores, ou se é porque realmente ela está incomodada. Porque senão essa pessoas acaba por entrar em uma busca de algo que ela nem sabe o que é”.
Questão 01 - Escreva sobre o que entendeu, mais gostou ou a parte mais importante da reportagem (3 a 5 linhas).
Respostas
Resposta:
Explicação:
(Inicial)
Você realizou a produção de uma reportagem, gostou de realizar essa escrita? Fale-me sobre o seu entendimento acerca desse gênero textual.
Sim. Cada um interpretará a sua maneira. Não há um padrão, pois cada um tem seu ponto de vista e destaque dos assuntos que mais gostou.
A produção escrita (digitada) desenvolve o raciocínio e as idéias.
Este gênero textual é muito interessante. Tem caráter informativo e direciona sobre fatos atuais.
Assim, cria-se uma visão de acordo com o ponto de vista de cada leitor.
_____________
1)
A referência de mudanças estéticas através de aplicativos. É uma experiência nova, em que as pessoas buscam a perfeição a todo custo, seja real ou virtual.
Uma nova realidade, que vem ganhando seguidores, mas que influenciam negativamente, pois buscamos perfeição e descobrimos muitas imperfeições a partir de dogmas ou paradigmas impostos pela sociedade, pela busca da beleza de modo incessante e constante.