Observe os dois fragmentos abaixo e marque a assertiva que esteja de acordo com ambos:
"Por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. [...] Não encontramos diante de nós valores ou imposições que nos legitimem o comportamento. Assim, não temos nem atrás de nós nem diante de nós, no domínio luminoso dos valores, justificações ou desculpas. Estamos sós e sem desculpas. É o que traduzi dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não criou a si próprio; e, no entanto, livre porque, uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo o que fizer." (Jean-Paul Sartre - O existencialismo é humanismo)
"Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não fazem como circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado." (Karl Marx - O 18 blumário de Luís Bonaparte)
A.
Para Sartre, a norma moral estabelecida está determinada intimamente com a liberdade do homem. Já Marx, parte da análise histórica para dizer que os homens possuem a capacidade de escolher ou não sua liberdade.
B.
Sartre defende que não há determinismo, pois o homem é livre, tem esse valor em sua condição ética e desde o momento que vem ao mundo é responsável por tudo que faz. Já Marx, estabelece um meio termo para o determinismo.
C.
Ao dizer que o homem está condenado a ser livre, Sartre adota o mesmo que Marx, quando este defende que os homens fazem a sua própria história, mas não fazem como querem.
D.
Sartre nos diz que os valores da existência são o limite do homem, enquanto Marx nos diz que o limite do homem é sua condição histórica.
E.
Ao falar que o homem livre é responsável por tudo que faz, Sartre estabelece um valor ético intrínseco no exercício da razão. Já Marx, não lança mão de valores éticos, mas somente da condição histórica do indivíduo.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:letra c
Explicação:os fragmentos por si só falam.
respondido por:
0
Resposta:
Resposta correta.
B. Sartre defende que não há determinismo, pois o homem é livre, tem esse valor em sua condição ética e desde o momento que vem ao mundo é responsável por tudo que faz. Já Marx, estabelece um meio termo para o determinismo.
Explicação:
Sartre é categórico ao afirmar que não há determinismo. Marx por sua vez, considera que há fatores objetivos que limitam a liberdade humana, mas que quanto mais conhecimento tivermos a respeito desses fatores, maior será nosso poder de ação sobre eles.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás