A mandioca é uma espécie domesticada pelas populações pré-colombianas nas terras quentes da América. Devido à ampla adaptabilidade às condições ambientais e à capacidade produtiva, tornou-se alimento básico para muitas populações indígenas e complementar para outras.
Desde as culturas pré-colombianas até os dias atuais, a taxonomia popular, utilizando como critério a toxicidade e palatabilidade das raízes, classifica as variedades de mandioca em dois grupos: mansas ou doces e bravas ou amargas. De maneira bastante subjetiva, as variedades bravas têm sabor amargo e as doces não, são levemente adocicadas.
O sabor amargo está associado ao potencial cianogênico, ou seja, à capacidade da liberação de ácido cianídrico (HCN), substância altamente tóxica. Evidências revelam que o sabor amargo é perceptível a partir de 100 mg eq. HCN/kg de polpa das raízes.
Não há entre os grupos qualquer característica morfológica da planta que permita distingui-los.” (VALLE, T, L, et al. Conteúdo cianogênico em progênies de mandioca originadas do cruzamento de variedades mansas e bravas. Bragantia, v. 63, n. 2, p. 221-226, 2004.)
Existem muitos produtos naturais economicamente importantes que são altamente cianogênicos. Utilizando informações fornecidas pelo texto e marque a alternativa que descreve características corretas sobre os heterosídeos cianogênicos.
Glicosídeos cianogênicos podem ser classificados como toxinas naturais e estão presentes em diferentes espécies.
Apesar da grande diversidade estrutural nos heterosídeos cianogênicos, acredita-se que quase todos sejam derivados de apenas dois aminoácidos diferentes.
Pela intoxicação ocasional generalizada decorrente do consumo de plantas cianogênicas não representa um problema de saúde.
O ácido cianídrico apresenta toxicidade moderada, em casos de intoxicação, é recomendado utilizar uma base forte para neutralizar o ácido.
A exposição ao cianeto está associada exclusivamente a intoxicações agudas, que muitas vezes levam a morte
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Glicosídeos cianogênicos podem ser classificados como toxinas naturais e estão presentes em diferentes espécies.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás