Durante o século XVIII começou-se a formular a Teoria do Gosto, conforme se pode constatar no trecho a seguir:
“[...] os filósofos britânicos do século XVIII criaram uma verdadeira “teoria do gosto” que se revelava fundamental tanto para a crítica da arte quanto para os estudos sobre o desenho industrial. Partindo dos apontamentos de Joseph Addison e Anthony Ashley Cooper, mas se afastando do neoplatonismo deste último, Francis Hutcheson inicia um estudo com enfoque psicológico sobre o gosto. Afirma que a beleza, ou o efeito subjetivo produzido no indivíduo ao contemplar a uniformidade na variedade dos objetos, sejam ou não materiais. A diversidade de juízos estéticos se explicaria em função dos elementos psicológicos como o maior ou menor poder de imaginação de cada indivíduo ou pelo poder de associação de ideias (as vivências pessoais a contemplação), assim como os motivos sociológicos (a educação)”.
TORRENT, R.; MARÍN, J. M. Historia del diseño industrial . Madrid: Catédra, 2005, p. 31 (livre tradução).
Considerando a leitura do trecho e os estudos no texto-base a respeito das definições que fazem parte da teoria do gosto ampliada por David Hume (1711-1776), analise as afirmativas a seguir.
I. As normas do gosto estão sujeitas às regras de composição artística.
II. Existe uma diversidade limitada de gostos sem princípios gerais de aprovação e de censura.
III. O gosto só pode ser identificado por sentidos aguçados de quem pratica algum tipo de arte.
IV. O gosto depende das experiências individuais intransferíveis.
Marque a alternativa que apresenta somente afirmativas corretas.
(A) I, III e IV.
(B) I, II e III.
(C) II, III e IV.
(D) II e III.
(E) I e II.
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I, III e IV
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