1) O texto acima é uma reportagem. Encontre as seguintes informações presentes nesse tipo de texto: a) Título: b) Introdução: c) Nome do repórter: d) Notícia(s) que gerou(aram) essa reportagem: e) Nome de especialistas que apresentam opiniões na reportagem: TEXTO Racismo é extremamente violento e está no nosso dia a dia', diz doutor em educação. Após morte de menino de 5 anos ao cair de prédio no Recife e de outros casos nacionais, procuradora federal e doutor em educação debatem formas de combater o preconceito racial. Por Pedro Lins, TV Globo05/06/2020 09h45 Atualizado há um mês Diante da repercussão sobre a morte de Miguel Santana da Silva, após cair do 9º andar de um prédio de luxo no Recife, e do debate em torno do racismo no Brasil e no mundo, professores e militantes negros afirmam que o problema é estrutural. Entretanto, dizem que pode ser combatido através de diálogos, questionamentos e fortalecimento da autoestima de pessoas negras em relação à cor da pele. "A gente tem que entender que o racismo é um sistema de opressão. Isso significa que eu tenho uma estrutura criada para que haja privilégios para um grupo e para que haja subalternização e desvantagens para outro grupo. Não é algo individual, moral. Não tenho medo nenhum de dizer que, no Brasil, nós somos racistas em maior ou menor grau", declarou a procuradora federal Chiara Ramos, militante contra o racismo. Para o psicólogo e doutor em educação Hugo Monteiro, casos como o de Miguel e de João Pedro, menino morto dentro de casa durante uma operação policial no Rio de Janeiro, e de George Floyd, homem negro asfixiado por policiais nos Estados Unidos, mostram "nitidamente uma ideia de inferioridade em relação à posição étnica e racial dessas pessoas". "O racismo é extremamente violento e está no nosso dia a dia, no nosso cotidiano. Cotidianamente, nós negros passamos por situações racistas. É uma estrutura que nos afeta e violenta muito a nossa natureza mental, provoca sofrimento diverso em quem passa pela situação. Precisamos enfrentar com lucidez, com sabedoria, com compreensão", disse Monteiro.
Respostas
respondido por:
24
Resposta:1-A) 'Racismo é extremamente violento e está no dia a dia', diz doutor em educação
B) Fala do menino de 5 anos que caiu de um prédio em Recife
C) Pedro Lins
D) Notícia foi a morte de Miguel após cair do 9° andar do prédio
E) Chiara Ramos
Explicação: Confia
fernandap357:
Nossa valeu mesmo pela resposta
respondido por:
34
Encontrando as informações solicitados no texto da reportagem, temos:
- a) Título: "Racismo é extremamente violento e está no nosso dia a dia', diz doutor em educação."
- b) Introdução: "Após morte de menino de 5 anos ao cair de prédio no Recife e de outros casos nacionais, procuradora federal e doutor em educação debatem formas de combater o preconceito racial."
- c) Nome do repórter: Pedro Lins;
- d) Notícia(s) que gerou(aram) essa reportagem: a morte de uma criança de 5 anos de idade, que caiu de um elevador após descaso de uma mulher que estava cuidando dele.
- e) Nome de especialistas que apresentam opiniões na reportagem: um doutor e uma procuradora federal.
A reportagem é o gênero do jornalismo que trabalha com a checagem da fonte da notícia, assim como o seu aprofundamento, sempre se baseando nos fatos ocorridos.
Em uma reportagem, a linguagem utilizada será sempre formal, se importando bastante com a norma culta da língua. Apesar do discurso do texto ser simples, claro e objetivo.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/39212746
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás