• Matéria: Biologia
  • Autor: arianne16araujo
  • Perguntado 3 anos atrás

Segundo Robbins e Cotran (2010), metaplasia escamosa (ME) é definida como alteração escamosa reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal) é substituído por outro tipo celular igualmente diferenciado. Segundo Solomon e Nayar (2005), as células metaplásicas podem se apresentar em grupos ou isoladas, com formato arredondado ou ovalado e mostrar, por vezes, citoplasma aracniforme. Apresentam maior proporção entre o núcleo e o citoplasma do que as células maduras, com membranas nucleares lisas e cromatina finamente granular com distribuição regular. Nota-se pequenos nucléos arredondados, entretanto, nas células atípicas, os critérios observados são significativos, tais como: células pequenas, imatura, com inversão da relação núcleo citoplasma bastante alterada a favor do núcleo, cromatina grosseira formando espaços claros, espessamento e irregularidade da membrana nuclear, hipercromatismo e anisocariose. As células podem apresentar-se isoladas ou em agregados sinciciais. Sobre a metaplasia escamosa, podemos afirmar corretamente que:Leitura Avançada
(7 Pontos)

Respostas

respondido por: gisellerosacf
0

Metaplasia escamosa é uma mudança que acontece no tecido que reveste o útero. As células do útero sofrem uma transformação, fazendo com que as essas células fiquem mais alongadas.

Como o colo do útero costuma passar por um processo de acometimento constante, que se dá por meio de atividades sexuais, corrimentos, alteração do PH vaginal, essas células são trocadas regularmente.

Essa troca da célula escamosa pelo epitélio glandular, faz com que aconteça a regeneração da célula escamosa. Essa regeneração é chamada de metaplasia escamosa.

Anexos:
Perguntas similares