Qual o papel da família no processo de diminuição da delinquência entre a adolescência e a vida adulta?
Respostas
Resposta:
Considero que a família tem o mais importante papel, pois nossos país - ou aqueles que nos criam - são responsáveis por nos mostrar o certo e o errado, são eles que devem moldar nosso caráter.
Portanto, a função dos pais é educar bem seus filhos, mostrando o certo e o errado e ensinando a ser forte. É de suma importância que os pais conversem com os filhos, assim eles podem aprender a resolver seus problemas ou contá-los para conseguir auxílio dos pais, além de aprender, com base nas experiência dos pais como agir.
Por exemplo: se um pai explicar para um filho o porquê de fumar crack fazer mal, porque ele não deve fumar, como evitar e como reagir quando um amigo oferecer, ele muito provavelmente não fumará.
Por isso, também, é importante que os filhos tenham respeito e não medo dos pais.
Em suma: o papel da família é guiar e auxiliar os jovens na vida e nas fases, mostrando o melhor caminho e ensinando o certo e errado, filho que sabe o que é certo e o que é errado não comete delinquências.
Outra coisa é o ambiente familiar, um ambiente cheio de brigas, intrigas, em um lugar ruim, pode encher a criança de ódio e trauma, que serão esvaziados depois, pode ser com uma fobia ou pode ser fazendo algo errado.
Stalin, por exemplo, era forçado por seu pai a trabalhar, e qual a punição preferida dele para quem discordasse de suas palavras? Campos de trabalho forçado
Por isso que não se deve esconder nada dos filhos, afinal, ele vai ficar curioso, procurar, achar e mexer (o proibido é mais divertido), pode ser uma arma, uma hora "dá ruim". Então, no caso da arma, o certo é o pai explicar o que ela é, para que serve e porque não mexer.