O PIB é um medidor de crescimento econômico de uma cidade ou país. No Brasil, é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O cálculo do PIB começou em 1948.
O PIB é uma adição de bens e serviços vendidos e comprados, sem qualquer distinção entre os que são ou não são benéficos para a sociedade. Despesas com acidentes, poluição, contaminações tóxicas, criminalidade ou guerras são consideradas tão relevantes quanto investimentos em habitação, educação, saúde ou transporte público (VEIGA, 2010, p. 118).
I.Ter como base vendas e compras de produtos e serviços sem distinção dos benefícios sociais e dos impactos ambientais é valorizar o conceito de crescimento, ou seja, valorizar o aspecto quantitativo em vez do qualitativo. Essa forma de compreender a economia foi bem aplicada no auge do sistema capitalista tradicional quando a circulação de dinheiro era muito mais importante do que a qualidade de vida de quem fazia o dinheiro circular
PORQUE
II.As diversas mudanças pelas quais a humanidade passou nos últimos 40 anos nos mostraram que o desenvolvimento de uma sociedade ou nação está muito mais ligado a aspectos qualitativos do que somente a aspectos quantitativos.
Trecho adaptado da Aula 15 – Desenvolvimento sustentável, Pesquisa, Tecnologia e Sociedade, 2015.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A) As asserções I e II são proposições falsas.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
D)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás