1.7. No texto, intitulado "Professoras de educação infantil e saber docente", Ligia Leão de Aquino ressalta que “O saber docente, mesmo vinculado à prática e atravessado por sentimentos, convenções e costumes, tem uma base racional, embora não possamos nos referir ao professor como um “ator hiper-racional”. (AQUINO, 2005, p. 5). Nessa frase, a autora argumenta que no saber docente,
(1)a racionalidade presente é do tipo impositiva, o lugar do saber está na discussão, um saber que se “desenvolve no espaço do outro e para o outro”.
(2) a formação inicial é fundamental, por isso o professor deve aprender as diferentes teorias para que seja respaldado em início de carreira.
(3) a formação continuada é primordial, nesse sentido os horários de reunião em serviço são fundamentais para suprir as carências formativas dos professores.
(4) as situações vividas, desde a infância, nada influenciam no repertório sobre o fazer docente.
(5) a racionalidade prática, social e voltada para o outro, já que a ação docente tem por objetivo - e se concretiza na relação com os outros – os educandos.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
a racionalidade presente é do tipo impositiva, o lugar do saber está na discussão, um saber que se “desenvolve no espaço do outro e para o outro”.
Explicação:
Achei aqui no site.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás