1.A teoria de origem da vida, intitulada por abiogênese, diz que um ser vivo surge por geração espontânea. Já a teoria biogênese diz que um ser vivo se origina de outro ser vivo preexistente. Muitos foram os cientistas que fzeram experimentos para comprovar as hipóteses da biogênese e da abiogênese. Uma importante pesquisa foi realizada por Louis Pasteur na tentativa de verificar tais teorias. Ele realizou um experimento que ficou conhecido como pasteurização.
Procure informações e explique como foi o experimento realizado por Pasteur e qual teoria foi comprovada por ele:
R:
2. Segundo algumas concepções, os seres primordiais passaram por um rígido processo de seleção natural,
sobrevivendo aqueles com melhor capacidade de reprodução e nutrição.
Entre as várias hipóteses testadas por cientistas sobre a origem da vida está a heterotrófica, que pressupõe
a forma de evolução dos primeiros seres vivos, enfatizando a sua forma de nutrição. Explique essa hipótese
confrontando com a hipótese autotrófica.
AUTÓTROFO
HETERÓTROFO
Respostas
Resposta:
O dispositivo de Pasteur era um balão de vidro com um sifão acoplado e dentro tinha uma solução nutritiva e micro-organismos e então era aquecida assim matando os seres vivos e evaporando parte da agua que condensava na parte do sifão vedando a mistura do ar que poderia contaminar. (imagem anexada) e que quando o sifão de vidro era quebrado o ar contaminado entrava em contato com o liquido e começava a decomposição. Provando assim a existência de micro-organismos e que eles só poderiam vir de outros pré-existentes no ambiente.
Heterotrófica > afirma que os primeiros seres vivos que surgiram em nosso planeta não eram capazes de produzir seu próprio alimento. Ela conta que os organismos se desenvolveram a partir de substâncias inorgânicas. Através das descargas elétricas de raios, radioatividade e luz ultravioleta fizeram com que os elementos na atmosfera da Terra inicial formassem as moléculas básicas de química biológica, como nucleotídeos, proteínas simples e ATP.
Autotrófica > afirma que os primeiros seres vivos que surgiram em nosso planeta eram capazes de produzir seu próprio alimento. Através da quimiossíntese. Sendo a forma mais simples de obtenção de energia e que não precisaria de alimento.