O Brasil lidera, desde 2004, uma força de paz que pretende contribuir para estabilizar politicamente o Haiti, objetivando a realização de eleições que levem à formação de um novo governo. A república antilhana de lingua francesa tem sua história marcada por grave instabilidade politica, grande desigualdade social e frequentes intervenções estrangeiras em seus assuntos internos. Seu processo de emancipação percorreu um caminho diferente das outras colónias americanas, porque foi liderado pela
a) elite branca que se recusava a aceitar as principais idéias revolucionarias dominantes na França.
b) elite criolla que buscava romper com o pacto colonial, ligando-se aos principios defendidos pelos fisiocratas.
c) população mestiça que pretendia manter o novo país integrado no sistema econômico francês.
d) elite branca aliada aos escravos e que tinha como objetivo evitar a chegada das ideias liberais a região.
e) população escrava fortemente infuenciada pelas idéias revolucionarias em voga na França.
Respostas
respondido por:
4
É correta a alternativa E, tendo a Revolução do Haiti marcado a única grande vitória política obtida por um movimento protagonizado por escravizados nas Américas, tendo sido também o Haiti o primeiro país na América Latina a conseguir declarar a sua Independência.
Este sucesso dos revolucionários no Haiti despertou o "terror" dos senhores de escravizados nas Américas, que temiam que seus escravizados se insurgissem violentamente, tal como havia ocorrido no Haiti, e tomassem as suas propriedades. A Revolução no Haiti também foi duramente combatida pela França, que ordenou embargos econômicos e exigiu o pagamento de pesada multa.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás