Respostas
Resposta:
As invasões a terras do Império passaram a ser constantes, gerando disputas contra os povos invasores, o que onerava também a administração do Império. ... Isso levou a uma nova crise que, somada às invasões bárbaras, ocasionou na divisão do Império Romano
Império Romano se dividiu formalmente em 395 após a morte do imperador Teodósio I.
Anteriormente, por volta do ano 300, em uma tentativa fracassada de se reorganizar, o império ficou dividido em 4 partes, na chamada Tetrarquia de Diocleciano.
Um dos governantes seria o responsável pelo exército e outro pela administração. Também havia a ideia um ficar no comando das principais regiões e o outro para regiões menos importantes.
Cerca de um século após a tentativa da tetrarquia, em 395, o imperador Teodósio I, também conhecido como Teodósio, o Grande, dividiu formalmente o vasto Império Romano em duas porções, ficando uma conhecida como Império Romano do Ocidente e a outra como Império Romano do Oriente.
Cerca de um século após a tentativa da tetrarquia, em 395, o imperador Teodósio I, também conhecido como Teodósio, o Grande, dividiu formalmente o vasto Império Romano em duas porções, ficando uma conhecida como Império Romano do Ocidente e a outra como Império Romano do Oriente.Assim, Teodósio I também ficou conhecido como o último imperador a governar Roma em sua composição máxima.