• Matéria: Português
  • Autor: lailaleticiafrnds
  • Perguntado 3 anos atrás

Os jogos na escola

A sociedade não dispensa a devida atenção ao jogo. Por meio dele podemos trabalhar com os alunos os valores humanos necessários a convivência. Para a prática ser considerada jogo, tem que contar com a ludicidade e a imprevisibilidade.

Quando jogamos, a realidade passa a ser o jogo em si, o mundo muda, sendo mais alegre e descontraído. Tais elementos são essenciais para o desenvolvimento humano. Durante o tempo em que estamos jogando podemos superar nossos medos e aflorar a imaginação. O jogo é uma das formas com que a criança se apropria do mundo.

Apesar de a competição ter se tornado o paradigma dominante na nossa sociedade, ser enaltecida nos esportes e em grande parte da educação física, é possível considerar a possibilidade de estabelecer uma visão cooperativa do mundo e das relações do homem com seus pares e com a natureza.

Os jogos e os esportes proporcionam a experiência de situações de convivência e conflito, transferíveis para o cotidiano familiar, escolar e do mundo do trabalho, em dinâmicas com diferentes graus de competitividade e cooperação.

Os jogos cooperativos se baseiam em cinco princípios, que colaboraram para a construção da autoestima: inclusão, coletividade, igualdade de direitos e deveres, desenvolvimento humano e processualidade. O importante é a participação de todos de maneira que não haja excluídos. Os jogos cooperativos vão além dos jogos, na busca para uma melhoria de vida para todos, onde todos participam de maneira inclusiva. Na coletividade a vitória é resultado de todo o conjunto.


O jogo é um elemento importante para a formação do indivíduo. Para contribuir de forma positiva com as interações sociais, os jogos devem proporcionar

a) situações de relação cooperativa e inclusiva entre os participantes.
b) atividades que evitem a competitividade e a disputa entre as equipes.
c) condições para desenvolver a imaginação e a conexão com o mundo real.
d) momentos de ludicidade e imprevisibilidade entre as equipes que jogam.
e) oportunidades de romper com o modelo atual criando novas formas de jogar.

Respostas

respondido por: edgonleandroozsg69
6

Resposta:

Letra A

Explicação:

É a única que está de fato se embasando sobre o que seria a proposta de um jogo.

respondido por: martinkoliveira
1

A alternativa correta sobre o que os jogos devem proporcionar para contribuir de forma positiva com as interações sociais é a letra A) situações de relação cooperativa e inclusiva entre os participantes.

Os jogos e brincadeiras, apesar de estarem interligados, possuem diferenças significativas, como o fato de que os jogos possuem regras que são estabelecidas e determinam uma forma que deve ser seguida, enquanto que as brincadeiras são dadas de forma livre.

Mais especificamente sobre os jogos, estes são realizados para que os participantes interajam entre si, cooperando uns com os outros para que se consiga obter a vitória. Ou seja, o importante é o coletivo, que deve ser levado em conta para que se atinja o objetivo.

Veja questão relacionada em:

https://brainly.com.br/tarefa/39868806

Anexos:
Perguntas similares