Respostas
Resposta:
Temos 3 principais tipos de força e vamos descrever melhor abaixo, sendo elas: isotônica, isométrica e isocinética. Lembrando da etimologia das palavras já nos ajuda a entender cada tipo de força: iso = constância; metria = comprimento; tonos = alongamento; e cinética = velocidade.
Resposta:
Podemos definir como força muscular quando exercemos algum tipo de tensão contra uma resistência, nossos músculos se encurtam e fornecem força extra para completar o movimento. Outra situação é a força que nos mantém de pé, ela vem não apenas do esqueleto, mas também dos músculos da parte inferior do corpo. Outra situação é quando levantamos um objeto ou até mesmo nos levantamos da cama. Temos 3 principais tipos de força e vamos descrever melhor abaixo, sendo elas: isotônica, isométrica e isocinética.
Lembrando da etimologia das palavras já nos ajuda a entender cada tipo de força: iso = constância; metria = comprimento; tonos = alongamento; e cinética = velocidade.
Força muscular tipo isotônica
Essa força é resultado da contração muscular quando há uma força gerada acima da força da gravidade e também para a região esquelética envolvida, ela está ligada com a movimentação corporal.
Ela pode ser dividida em concêntrica, onde o músculo se encurta no movimento, e a excêntrica que é quando o oposto ocorre e o músculo tende a se alongar quando é exercida a pressão naquele grupo. Um exercício que pode ser comparado com essa atividade é a ioga que trabalha resistência e alongamento dos membros através da força.
Força muscular isométrica
Ao contrário da anterior, a força isométrica é quando a contração muscular não gera movimento para o corpo, sendo assim, a força resultante é menor que a gravidade do ambiente.
Um exemplo de exercício isométrico é a prancha, onde o atleta se posiciona deitado no chão com a barriga para baixo e apoiado nas pontas dos pés e nos cotovelos. Por um espaço de tempo, os músculos se contraem para se manterem na posição e tonificam ao mesmo tempo.
Força muscular isocinética
Já na força isocinética, o atleta está em movimento e desenvolve o extremo da força disponível no corpo em sua maior amplitude. Há uma carga maior nas articulações e sempre é controlado pela velocidade do praticante.
Uma atividade que pode ser vista como isocinética é a corrida, onde a pessoa se mantém em movimento constante, em uma velocidade controlada e com uso das articulações.
Explicação:
Espero ter ajudado