• Matéria: Português
  • Autor: Gustavo4529
  • Perguntado 3 anos atrás

2- O espaço de circulação e o perfil dos leitores de textos de opinião definem o grau de formalidade da linguagem. No texto analisado, qual modalidade da escrita fol empregada? Justifique com trechos do texto.

Início do texto que não está na foto

olimpíadas Tokyo esporte regional do seu papel sociopolítico

Foi eu impossível conter as lágrimas ao assistir vitória do skate brasileiro em Tóquio. Kelvin Hoefler e Rayssa leal consistiram medalhas de prata na modalidade de Street Skate .
A "fadinha do skate" como ficou conhecida a maranhense, disse em entrevista "skate é para todo mundo, não é esporte só para menino" . Aos treze anos de idade Rayssa já faz história sendo a mais jovem atleta olímpica brasileira a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos com o skate esporte que na década de 80, no Brasil, foi considerado "prática transgressora" por políticos conservadores.​

Anexos:

Respostas

respondido por: fs4975370
2

Resposta:

Foi impossível conter as lágrimas ao assistir a vitória do Skate brasileiro em Tokyo. Kelvin Hoefler e Rayssa Leal conquistaram medalhas de prata na modalidade Street Skate. A “fadinha do skate” como ficou conhecida a maranhense, disse em entrevista “Skate é para todo mundo, não é só esporte de menino”. Aos treze anos de idade Rayssa já faz história sendo a mais jovem atleta olímpica brasileira a conquistar uma medalha em Olimpíada e com o Skate, esporte que na década de 80, no Brasil, foi considerado “prática transgressora” por políticos conservadores.

Assim como o Skate, o Surf também era considerado, até 40 anos atrás, um esporte à margem. Em Tokyo, o Brasil tinha quatro representantes na modalidade, sendo dois homens e duas mulheres, e o potiguar Ítalo Ferreira conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil no Surf. É emblemático e representativo que as primeiras medalhas do país tenham sido conquistadas justamente pelas modalidades marginalizadas.

O Brasil tem 302 atletas em 35 modalidades, na XXXII edição dos Jogos Olímpicos, que estão sendo sediados na região metropolitana de Tokyo, no Japão. Em meio a um mundo que ainda vive o caos de uma pandemia, sediar um evento como esse parecia quase impossível. Adiada em um ano, Tokyo 2020 traz entretenimento, representatividade e abala as estruturas sociais sendo considerada a Olimpíada da ruptura e da diversidade.

Com chances de medalha nos próximos dias, a brasileira Rebeca Andrade da Ginástica Artística fez uma linda e forte apresentação de solo ao som de “Baile de Favela”, do MC João. Filha de empregada doméstica, criada na periferia de Guarulhos, a jovem de 22 anos vai escrevendo sua história e fazendo parte dessa ruptura que Tokyo vem proporcionando.

E por que enfatizar tanto que Tokyo 2020 é diversa e histórica? Porque o esporte é uma atividade que tem papel social e político. Quando se fala em esporte se fala em lutas desde os seus primórdios. Em sua essência e prática não só promove entretenimento, mas também colabora com a formação de cidadãos, educa e provoca transformações sociais.

Posso aqui lembrar o que aconteceu no primeiro jogo da Seleção Brasileira de Futebol Masculino, que busca seu segundo ouro olímpico na modalidade, o jovem jogador Paulinho celebrou seu gol fazendo um gesto que simboliza a flecha de Oxóssi, o orixá das matas. O Brasil é um país onde as denúncias de casos relacionados à intolerância religiosa só aumentam a cada ano, principalmente para com as religiões de matrizes africanas.


Gustavo4529: obrigado
fs4975370: de nadas
fs4975370: Cm vc está
fs4975370: oie
Perguntas similares